Connect with us

Hi, what are you looking for?

Ciência

Por que você não deveria matar as aranhas da sua casa

As aranhas podem parecer assustadoras. Porém, a maioria delas que vive em nossas casas podem combater pragas e doenças. (Imagem de Manfred Peter Lederer por Pixabay)

Os aracnídeos são bastante assustadores. Os carrapatos, por exemplo, são animais minúsculos que sugam sangue e transmitem muitas doenças. Os escorpiões, por outro lado, podem agarrar e injetar veneno nas suas presas. Contudo, nenhum deles é tão comum quanto as aranhas. Esses predadores incompreendidos podem viver em diversos ambientes. Contudo, muitas espécies de aranhas estão vivendo mais próximas dos humanos, dentro das nossas casas.

(Imagem de Josch13 por Pixabay)

Inclusive, as aranhas vêm se aproveitando de nossas moradias desde o Império Romano. Isso é tempo suficiente para que muitas espécies nem lembrem mais como é viver na natureza. Ou seja, existem artrópodes que são especializados em viver dentro das nossas casas. Isso aconteceu por um longo processo de seleção natural e nem todas as aranhas da sua casa são desse tipo. Algumas simplesmente entram no domicílio por engano.

Contudo, esses aracnídeos especializados em viver conosco podem ter um papel importante. Além do mais, elas estão nesse planeta desde antes dos dinossauros. No entanto, independente do tempo de existência no planeta, vamos aos fatos.

Como uma aranha pode te ajudar

Você já deve ter reparado que as aranhas são predadores. A maioria delas arma teias grudentas para pegar insetos perdidos. Algumas ainda ficam esperando de tocaia, camufladas, por um inseto que passe o suficiente para ser pego. Após capturar a presa, as aranhas injetam veneno e enzimas digestivas no seu jantar. Assim o animal se dissolve por dentro, formando um “suco” que a aranha bebe depois.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Parece assustador, mas é uma forma eficiente de caçar. Todavia, o que importa é que esses aracnídeos caçam centenas de tipos de insetos. A maioria deles, inclusive, são pragas que podem infestar a casa ou transmitir doenças. O temido mosquito Aedes aegypti, por exemplo, transmite Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela. Esse inseto, com toda certeza, é muito mais perigoso do que a aranha de pernas compridas que fica na quina do seu quarto. A maioria das aranhas domésticas, aliás, caça mosquitos.

(Imagem de Marc Pascual por Pixabay)

Ainda mais estranho, aranhas comem outras aranhas. Esses mesmos animais de pernas compridas, da família Pholcidae, caçam aracnídeos mais venenos como – nada mais, nada menos – que as Viúvas-negras.

E as aranhas muito venenosas?

Se a sua primeira opção com as aranhas não é o chinelo, talvez você já tenha tentado colocá-las para fora. Contudo, para aquelas aranhas que vivem dentro de casa, isso pode ser o mesmo que a morte. Contudo, ainda é preciso cuidar com aranhas realmente venenosas. Apesar dos acidentes serem raros, algumas espécies podem ser perigosas, principalmente para crianças e idosos.

(Imagem de Dyl Pkyl por Pixabay)

As aranhas-marrom, por exemplo, são bastante comuns no Brasil todo e são responsáveis pela maioria dos acidentes. A toxina desse aracnídeo pode causar necrose e dores intensas. Ademais, as armadeiras também são animais com toxinas fortes e bastante violentos presentes no Brasil. Vale lembrar, no entanto, que nenhuma aranha irá atacar a não ser que se sinta ameaçada. Por esse motivo você não deve se preocupar com uma aranha te perseguindo pela cozinha.

Apesar de tudo, caso haja uma acidente é preciso procurar um médico imediatamente. Porém, de forma geral, as aranhas de nossas casas nos protegem de diversos insetos (lembre-se que aracnídeos não são insetos) e doenças mais mortais que uma picada de aranha.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Mateus Marchetto
Publicado por

Aluno de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, professor de inglês, apaixonado por ciência e divulgação científica. Me interesso principalmente pelas áreas de microbiologia, bioquímica e bioinformática.

Mente & Cérebro

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

Plantas & Animais

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Plantas & Animais

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Plantas & Animais

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.