Aranha viúva-negra

Imagem: Depositphotos

A aranha viúva-negra (Latrodectus) é uma aranha notória por seu veneno neurotóxico (uma toxina que age especificamente sobre as células nervosas). Ela é encontrada em todo o mundo e comumente associada a habitats urbanos ou áreas agrícolas. Dentro do gênero Latrodectus, existem 31 espécies reconhecidas, incluindo a aranha australiana de dorso vermelho, a aranha viúva-marrom (às vezes chamada de viúva-cinza) e a aranha viúva-vermelha. Na África do Sul, elas são conhecidas como a “aranhas-botão”.

Características

Reino:Animalia
Filo:Arthropoda
Subfilo:Chelicerata
Classe:Arachnida
Ordem:Araneae
Infraordem:Araneomorphae
Família:Theridiidae
Gênero:Latrodectus

As aranhas viúvas-negras ganharam esse nome porque cientistas testemunharam fêmeas comendo seus companheiros após a cópula, mas uma pesquisa provou que isso só acontece em apenas 2% das vezes. Elas têm a coloração preta quando plenamente crescidas e uma marca em forma de ampulheta na parte inferior do abdômen que, embora mais comumente vermelha, pode variar de branco a amarelo até vários tons de laranja e vermelho. Elas também têm um pequeno ponto, geralmente de cor vermelha, próximo aos fiandeiros, separado da ampulheta.

Como em muitas criaturas venenosas, as marcas coloridas servem como um aviso para os predadores. Comer uma aranha viúva-negra normalmente não mata um pequeno predador (como as aves), no entanto, a doença que se segue à digestão é suficiente para que a criatura se lembre de que a marcação vermelha brilhante significa “não comer”.

Uma viúva-negra-do-sul adulta.

As aranhas viúvas-negras machos, sendo menos venenosas, são menos ameaçadoras para os predadores, portanto, possuem marcas menos proeminentes, mas similares, o que ajuda os predadores a julgar melhor suas presas (algumas aves grandes podem comer viúva-negras machos sem efeito adverso e assim só evitam as aranhas fêmeas).

Assim como em outros artrópodes, as viúvas-negras possuem um exoesqueleto duro composto de quitina e proteína.

Habitat

As aranhas viúvas-negras preferem se aninhar perto do solo, em áreas escuras e sem perturbações. Os ninhos são frequentemente próximos a buracos produzidos por pequenos animais, ou ao redor de aberturas de construção e estacas de madeira. Os arbustos baixos também são locais comuns para a sua ocorrência. No interior, viúvas-negras também ocorrem em locais escuros e não perturbados, tais como atrás de móveis ou embaixo de mesas. As áreas não perturbadas do porão também são utilizados para nidificar.

As aranhas viúvas-negras constroem teias soltas e irregulares, muitas vezes em plantas, em estacas ou madeira soltas, ou nos cantos de cômodos, garagens ou anexos. Elas não produzem a teia simétrica típica das aranhas tecedoras.

Tem viúva-negra no Brasil?

Atualmente, há quatro espécies reconhecidas de viúva-negras encontradas no Brasil: Latrodectus curacaviensis, L. mirabilis, L. mactans e L. geometricus.

A mais comumente encontrada no Brasil é a viúva-negra-do-sul (Latrodectus mactans). Esta aranha é tipicamente de cor marrom escura ou preta, com um formato distinto de ampulheta vermelha em seu abdômen. No Brasil, essas aranhas também são consideradas altamente venenosas, e suas picadas podem causar dores severas e cãibras musculares. Embora estas aranhas possam ser encontradas em muitas partes diferentes do Brasil, elas são mais comumente encontradas na região sul e sudeste.

Dieta

As aranhas viúvas-negras geralmente se alimentam de uma variedade de insetos, no entanto, ocasionalmente se alimentam de piolhos de madeira, diplópodes e outros aracnídeos.

Quando a presa é enredada pela teia, a aranha sai rapidamente de seu refúgio, envolve a presa com segurança em sua teia, depois perfura e envenena sua presa. O veneno leva cerca de dez minutos para ter efeito. Nesse meio tempo, a presa é segurada com firmeza pela aranha. Quando os movimentos da presa cessam, as enzimas digestivas são liberadas na ferida. A aranha viúva negra então transporta sua presa de volta para seu refúgio antes de se alimentar.

Reprodução

De acordo com o Live Science, as viúvas-negras são aranhas solitárias, com exceção do final da primavera, quando ocorre o acasalamento. Quando um macho de viúva-negra está maduro, ele deposita o sêmen sobre a fêmea e carrega seu palpo com o esperma. As aranhas se reproduzem quando o macho insere seu palpo nas aberturas espermathecais femininas. A fêmea deposita seus óvulos em um recipiente de seda globular, onde eles permanecem camuflados e guardados. Uma fêmea pode produzir 4 a 9 sacos de ovos em um verão, cada um contendo cerca de 100–400 ovos. Normalmente, os ovos são incubados por 20 a 30 dias.

Raramente mais de 100 aranhas sobrevivem através deste processo. Em média, 30 sobreviverão através da primeira moltura, devido ao canibalismo, falta de alimento ou falta de abrigo adequado. Leva de 2 a 4 meses para que as aranhas viúvas-negras amadureçam o suficiente para procriar. Porém, a maturação completa normalmente leva de 6 a 9 meses. As fêmeas podem viver por até 5 anos, enquanto os machos têm uma vida muito mais curta.

Veneno

Embora seu veneno seja extremamente potente, (15 vezes mais potente que o das cascavéis, também é relatado ser muito mais potente que o veneno da cobra coral-verdadeira), estas aranhas não são especialmente grandes.

As aranhas mordem, mas não picam, mesmo que às vezes pareça que picaram você. Em comparação com muitas outras espécies de aranhas, suas chelicerae não são muito grandes ou poderosas. No caso de uma fêmea madura, a parte oca, em forma de agulha, de cada quelícera, a parte que penetra na pele, tem aproximadamente 1,0 milímetros de comprimento, o suficiente para injetar o veneno a uma profundidade perigosa.

A viúvas-negras também são capazes de se alimentar de alguns répteis.

Os machos, sendo muito menores, conseguem injetar muito menos veneno numa presa. A quantidade real injetada, mesmo por uma fêmea madura, é muito pequena em volume físico. Quando esta pequena quantidade de veneno é difundida por todo o corpo de um humano saudável e maduro, normalmente não equivale a uma dose fatal (embora possa produzir os sintomas muito desagradáveis do latrodectismo — a síndrome clínica causada pelo veneno neurotóxico). Mortes em adultos saudáveis por picadas de aranha viúva negra são relativamente raras em termos do número de picadas por mil pessoas.

A própria mordida pode causar dores musculares e no peito. A dor também pode se espalhar para o abdômen, produzindo cólicas e náusea. Outros sintomas gerais incluem: agitação, ansiedade, respiração ofegante e suor. O inchaço pode ser notado nas extremidades (mãos e pés) e nas pálpebras, mas raramente no local da mordida. Muitas vezes, há uma sensação geral de desconforto logo após a mordida e os sintomas agudos aumentam de gravidade durante o primeiro dia após uma mordida. Os sintomas geralmente diminuem após dois a três dias, entretanto, alguns sintomas leves podem continuar por várias semanas após a recuperação.

Caso for mordido por uma aranha viúva-negra, não pense duas vezes e vá até à UPA ou hospital mais próximo.