Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo Estranho

Crianças deixam viúva negra picá-las para se tornarem o Homem-Aranha

Talvez seja o sonho de toda criança se tornar um super herói. Infelizmente, três garotos, de 12, 8 e 10 anos, levaram a ideia de se tornar o Homem-Aranha muito a sério.

A história foi divulgada pelo próprio chefe de Epidemiologia do Ministério da Saúde da Bolívia, Virgilio Pietro, em uma coletiva de imprensa sobre a covid-19.

Três irmãos da Bolívia foram propositalmente picados por uma viúva negra na esperança de que o “experimento” funcionasse e eles se tornassem o Homem-Aranha.  Os garotos pastoreavam cabras quando encontraram a aranha.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Em poucos minutos a mãe os viu chorar e os levou ao centro médico mais próximo, e de lá foram transferidos a um hospital, pois não apresentavam melhoras. Novamente, precisaram ser transferidos para um local com mais infraestrutura.

Eles foram parar, então, no Hospital Infantil de La Paz, na capital da Bolívia. No total, no três centros, foram três dias de internação até que eles melhorassem.

A viúva negra

A viúva negra, ou pelo nome científico, Latrodectus mactans, que ataca somente por legítima defesa, possui um veneno 15 vezes mais poderoso do que o de uma cascavel.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
viúva negra
Uma viúva negra. (Imagem: Pixabay)

Em um ser humano adulto, seu veneno pode causar principalmente dores musculares, náuseas e dificuldades na respiração, pela paralisação no diafragma – órgão que fica próximo aos pulmões (é o diafragma que dói quando você corre sem respirar corretamente).

Nos adultos geralmente os efeitos não passam disso. O perigo é maior em idosos, crianças e enfermos, que podem chegar ao óbito. 

A solitária aranha possui esse nome porque após o acasalamento, ela mata e come o companheiro. 

Meu filho corre riscos?

A viúva negra é um animal solitário e ataca apenas se ameaçada, ou seja, por legítima defesa, como já destacado.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Portanto, cabe aos pais alertar aos filhos quanto ao perigo de manipular insetos desconhecidos, principalmente os peçonhentos. O ideal é que também, sejam abordadas as separações entre realidade e ficção, para que a diversão não se torne um desastre.

À rede Telemundo, um funcionário de um dos hospitais que atenderam o garoto alertou para os riscos da curiosidade cega das crianças.

Ele pediu para que os pais tomem cuidado, já que “para as crianças tudo é real, os filmes são reais, os sonhos podem ser reais e eles [os filhos] são a ilusão de nossa vida”.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Avatar
Publicado por

É divulgador científico por paixão. Gradua-se em Física pela UFSCAR e atua principalmente na Ciencianautas e SoCientífica.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...