Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Imagens incríveis de uma viúva-negra devorando uma cobra. Confira:

A Austrália é um lugar famoso pela biodiversidade rica e, por vezes, bizarra.

viúva-negra
(Robyn McLennan)

A Austrália é um lugar famoso pela biodiversidade rica e, por vezes, bizarra. O país é o lar da maior espécie de morcegos do mundo, dos maiores crocodilos do planeta, ornitorrincos e de alguns dos animais mais venenosos que é possível encontrar. Por esse motivo, imagens de todo tipo de animal estranho da Austrália chegam diariamente à internet. Nesse sentido, ainda em 2020, imagens impressionantes de uma viúva-negra comendo uma das cobras mais venenosas do país viralizaram na internet. Robyn McLennan estava visitando uma vinícola no sudeste da Austrália quando se deparou com a cena. Uma espécie de viúva-negra (Latrodectus hasseltii) estava envolvendo um filhote de cobra-marrom (Pseudonaja textilis).

viúva-negra
(Robyn McLennan)
viúva-negra
(Robyn McLennan)
viúva-negra
(Robyn McLennan)

Ademais, a autora das fotos postou a descoberta em um grupo de naturalistas do Facebook, onde as imagens tomaram a atenção dos integrantes. Apesar da diferença de tamanho entre os animais, membros do grupo afirmam que esse é um comportamento que acontece de forma comum no país. Isso porque a aranha provavelmente não matou a cobra, apenas se aproveitou da carcaça já morta para conseguir alimento. Apesar do evento não ser raro, contudo, há poucos registros em imagem de uma aranha de fato envolvendo uma cobra em suas teias. A situação chama ainda mais atenção pela espécie dos animais. Isso porque as cobras-marrons são a segunda espécie de serpente mais venenosa da Austrália. As viúvas-negras, por sua vez, são as aranhas mais venenosas do planeta. Ambas as espécies, aliás, são nativas da Austrália.

Batalhas entre cobras e aranhas na Austrália

A Oceania, em geral, está geograficamente isolada do planeta há muito tempo. Há mais ou menos 180 milhões de anos, a Austrália se separou do super-continente Gondwana. Dessa maneira, a biodiversidade da região se formou de algumas formas inusitadas, gerando desde uma megafauna impressionante, até os animais mais venenosos do planeta. Por esse motivo, se há um lugar onde aranhas podem comer cobras, esse lugar é a Austrália.

(Imagem de Dyl Pkyl por Pixabay)

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Mateus Marchetto
Publicado por

Aluno de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, professor de inglês, apaixonado por ciência e divulgação científica. Me interesso principalmente pelas áreas de microbiologia, bioquímica e bioinformática.

Mente & Cérebro

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

Plantas & Animais

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Plantas & Animais

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Plantas & Animais

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.