A Austrália é um lugar famoso pela biodiversidade rica e, por vezes, bizarra. O país é o lar da maior espécie de morcegos do mundo, dos maiores crocodilos do planeta, ornitorrincos e de alguns dos animais mais venenosos que é possível encontrar. Por esse motivo, imagens de todo tipo de animal estranho da Austrália chegam diariamente à internet. Nesse sentido, ainda em 2020, imagens impressionantes de uma viúva-negra comendo uma das cobras mais venenosas do país viralizaram na internet. Robyn McLennan estava visitando uma vinícola no sudeste da Austrália quando se deparou com a cena. Uma espécie de viúva-negra (Latrodectus hasseltii) estava envolvendo um filhote de cobra-marrom (Pseudonaja textilis).
Ademais, a autora das fotos postou a descoberta em um grupo de naturalistas do Facebook, onde as imagens tomaram a atenção dos integrantes. Apesar da diferença de tamanho entre os animais, membros do grupo afirmam que esse é um comportamento que acontece de forma comum no país. Isso porque a aranha provavelmente não matou a cobra, apenas se aproveitou da carcaça já morta para conseguir alimento. Apesar do evento não ser raro, contudo, há poucos registros em imagem de uma aranha de fato envolvendo uma cobra em suas teias. A situação chama ainda mais atenção pela espécie dos animais. Isso porque as cobras-marrons são a segunda espécie de serpente mais venenosa da Austrália. As viúvas-negras, por sua vez, são as aranhas mais venenosas do planeta. Ambas as espécies, aliás, são nativas da Austrália.
Batalhas entre cobras e aranhas na Austrália
A Oceania, em geral, está geograficamente isolada do planeta há muito tempo. Há mais ou menos 180 milhões de anos, a Austrália se separou do super-continente Gondwana. Dessa maneira, a biodiversidade da região se formou de algumas formas inusitadas, gerando desde uma megafauna impressionante, até os animais mais venenosos do planeta. Por esse motivo, se há um lugar onde aranhas podem comer cobras, esse lugar é a Austrália.