Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Conheça as 3 maiores aranhas do mundo

Goliath Birdeater
Goliath Birdeater. Imagem: Bernard DUPONT / Wikimedia Commons

Descubra quais são as maiores aranhas do mundo, além de suas características. A maioria delas pertence à família da tarântula e podem comer pequenos pássaros, lagartos, sapos e peixes.

As aranhas gigantes tendem a não ser agressivas, mas podem morder como mecanismo de defesa. Existem exceções, mas boa parte das aranhas grandes é relativamente não venenosa também.

Como curiosidade, as aranhas machos têm apêndices especializados chamados cerdas, usados para produzir sons de defesa e comunicação sexual. Portanto, as maiores aranhas produzem sons (estridulação) altos o suficiente para os humanos ouvirem.

Continua depois da publicidade

Aranha-golias-comedora-de-pássaros: 30,48 centímetros

Goliath Birdeater

Goliath Birdeater. Imagem: Bernard DUPONT / Wikimedia Commons

A comedora de pássaros Golias (Theraphosa blondi) é a maior aranha do mundo em massa, pesando cerca de 175 gramas e é um tipo de tarântula.

Ela pode morder e às vezes liberar um veneno comparável ao de uma picada de vespa. Seus pelos farpados representam uma ameaça ainda maior, pois podem se alojar na pele e nos olhos, causando coceira e irritação por dias.

A maior aranha vive em tocas nas florestas tropicais e pântanos do norte da América do Sul.

Aranha-caçadora-gigante: 30,48 centímetros

Giant Huntsman Spider

Giant Huntsman Spider. Imagem: Vengolis / Wikimedia Commons

Enquanto o comedor de pássaros Golias é a aranha mais massiva, a aranha-caçadora-gigante (Heteropoda maxima) tende a ter pernas mais longas e uma aparência maior. Essas aranhas caçadoras são reconhecidas pela orientação torcida de suas pernas, por isso andam como caranguejos.

Uma das maiores aranhas do mundo, ocupando o segundo lugar, tem uma picada venenosa e pode exigir hospitalização. O caçador gigante vive em uma caverna no Laos, mas enormes aranhas caçadoras vivem em todas as regiões quentes e temperadas do planeta.

Continua depois da publicidade

Caranguejeira-rosa-salmão-brasileira: 27,94 centímetros

 Lasiodora sp

Lasiodora sp no Brasil. Imagem: Leyo / Wikimedia Commons

A terceira maior aranha do mundo come pássaros (Lasiodora parahybana), e é apenas 2,54 centímetros menor que a segunda aranha.

Os machos têm patas mais longas que as fêmeas, mas as fêmeas pesam mais 100 gramas. Ela se reproduz facilmente em cativeiro e é considerada dócil. Porém, se provocada, sua mordida é semelhante a de um gato.

Na natureza, esta espécie vive nas florestas brasileiras. No entanto, é um animal de estimação popular em cativeiro.

Continua depois da publicidade
Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.

Comentários

Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...

Personalidades

Michael Faraday (1791-1867) foi um físico e químico inglês. Em 29 de agosto de 1831, ele descobriu a indução eletromagnética. Juventude de Michael Faraday...