Conheça as 3 maiores aranhas do mundo

Amanda dos Santos
Goliath Birdeater. Imagem: Bernard DUPONT / Wikimedia Commons

Descubra quais são as maiores aranhas do mundo, além de suas características. A maioria delas pertence à família da tarântula e podem comer pequenos pássaros, lagartos, sapos e peixes.

As aranhas gigantes tendem a não ser agressivas, mas podem morder como mecanismo de defesa. Existem exceções, mas boa parte das aranhas grandes é relativamente não venenosa também.

Como curiosidade, as aranhas machos têm apêndices especializados chamados cerdas, usados para produzir sons de defesa e comunicação sexual. Portanto, as maiores aranhas produzem sons (estridulação) altos o suficiente para os humanos ouvirem.

Aranha-golias-comedora-de-pássaros: 30,48 centímetros

Goliath Birdeater
Goliath Birdeater. Imagem: Bernard DUPONT / Wikimedia Commons

A comedora de pássaros Golias (Theraphosa blondi) é a maior aranha do mundo em massa, pesando cerca de 175 gramas e é um tipo de tarântula.

Ela pode morder e às vezes liberar um veneno comparável ao de uma picada de vespa. Seus pelos farpados representam uma ameaça ainda maior, pois podem se alojar na pele e nos olhos, causando coceira e irritação por dias.

A maior aranha vive em tocas nas florestas tropicais e pântanos do norte da América do Sul.

Aranha-caçadora-gigante: 30,48 centímetros

Giant Huntsman Spider
Giant Huntsman Spider. Imagem: Vengolis / Wikimedia Commons

Enquanto o comedor de pássaros Golias é a aranha mais massiva, a aranha-caçadora-gigante (Heteropoda maxima) tende a ter pernas mais longas e uma aparência maior. Essas aranhas caçadoras são reconhecidas pela orientação torcida de suas pernas, por isso andam como caranguejos.

Uma das maiores aranhas do mundo, ocupando o segundo lugar, tem uma picada venenosa e pode exigir hospitalização. O caçador gigante vive em uma caverna no Laos, mas enormes aranhas caçadoras vivem em todas as regiões quentes e temperadas do planeta.

Caranguejeira-rosa-salmão-brasileira: 27,94 centímetros

Lasiodora sp
Lasiodora sp no Brasil. Imagem: Leyo / Wikimedia Commons

A terceira maior aranha do mundo come pássaros (Lasiodora parahybana), e é apenas 2,54 centímetros menor que a segunda aranha.

Os machos têm patas mais longas que as fêmeas, mas as fêmeas pesam mais 100 gramas. Ela se reproduz facilmente em cativeiro e é considerada dócil. Porém, se provocada, sua mordida é semelhante a de um gato.

Na natureza, esta espécie vive nas florestas brasileiras. No entanto, é um animal de estimação popular em cativeiro.