Descoberta excepcional de um caranguejo de 100 milhões de anos preso em âmbar

Wellington Reis
Imagem: Luque et al., 2021

Atualmente existem vários caranguejos marinhos de água doce e terrestres. Entretanto, quando será que ocorreu a transição do caranguejo do meio marinho para outros ambientes durante a evolução deste grupo?

Um fóssil excepcional fornece algumas respostas a essa pergunta.

A evolução do caranguejo

Durante a evolução dos metazoários, certos grupos efetuaram uma mudança de um ambiente aquático para o ambiente terrestre.

Essa transição é difícil de quantificar atualmente, pois tal transição é bem antiga, ocorrendo enormes escalas de tempo do que as da vida humana.

Por meio do estudo das adaptações e ecológicas dos organismos atuais aos seus ambientes, terrestres e aquáticos (marinhos ou de água doce) podemos estimar a dificuldade de uma espécie em mudar seu ambiente de vida permanentemente.

Fazer a transição de um ambiente marinho para um de água doce é rara, pois a vida nesses ambientes requer diferentes fisiologias, especialmente em termos de osmorregulação.

Mudar de ambiente para uma espécie significa que os organismos terão de enfrentar a competição e predação de novas espécies ocupantes do mesmo nicho.

Há caranguejos terrestres e de água doce, pertencentes ao grupo Eubrachyura. De acordo com filogenias moleculares (em oposição à datação de fósseis), eles divergiram de seus primos durante o Cretáceo Inferior, cerca de 125 milhões de anos atrás.

O grande problema desses dados moleculares é que eles não difíceis de correlacionar com os dados fósseis, pois a maioria dos restos fósseis desses caranguejos são conchas e garras que datam do Cretáceo Superior ao Quaternário, ou seja, entre 73 milhões de anos atrás e o Holoceno.

Sem os fósseis completos, é difícil compreender como os caranguejos deixaram sua vida marinha e quantas vezes o fizeram durante a evolução do grupo.

Uma espécie anfíbia já há cerca de 100 milhões de anos

caranguejo
Imagem: WikiImages

Entretanto, uma equipe internacional de pesquisadores publicou uma descoberta excepcional na revista Science Advances sobre a evolução de Eubrachyura.

Uma nova espécie de caranguejo é descrita por uma espécie de caranguejo, chamada de Cretapsara athanata, a partir de um espécime preservado em âmbar

O espécime foi encontrado em Mianmar (sudeste da Ásia) e data de 99 milhões de anos atrás (Cretáceo).

Esse é um dos caranguejos mais antigos da Eubrachyura e exibe uma combinação de personagens ancestrais e derivados do grupo.

Sua excepcional preservação nos permite observar a microtomografia de raios X, seus grandes olhos compostos, suas antenas e até suas guelras.

A postura e a aparência da concha sugerem que o animal foi incluído no âmbar enquanto ainda estava vivo.

No âmbar estão partículas de fibras de madeira e fezes de insetos, indicando que o âmbar veio de um ambiente florestal e que o caranguejo vivia em água doce ou salobra nas proximidades.

Por fim, os autores acreditam que C. athanata era provavelmente anfíbio em vez de terrestre, mas que Eubrachyura já havia se libertado do meio marinho há quase 100 milhões de anos.

Com informações de Futura-Sciences.