Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Aranha-golias, conheça a maior tarântula do mundo

A aranha-golias, um tipo de tarântula, é maior aranha do mundo. Pode ter pernas de até 28 centímetros e pesar 170 gramas.

maior tarântula do mundo
Aranha-golias. (Créditos da imagem: Piotr Naskrecki)

A aranha-golias é a maior tarântula do mundo. A maior dessas encontradas, registrada no Guinness – o livro dos recordes -, possuía pernas de 28 centímetros e pesava 170 gramas. 

Sim, 28 centímetro é apenas em uma das pernas. Seu corpo em si tinha o tamanho do punho de um adulto humano. As fêmeas também podem ultrapassar os 20 anos de idade.

Endêmica da Amazônia, ela leva o nome de aranha-golias pelo próprio Golias personagem da mitologia cristã, o gigante que entrou em um confronto contra o pequeno Davi e foi morto.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

A devoradora de pássaros?

Esta tarântula capaz de provocar terror em alguns e admiração em outros também é chamada de aranha-golias-devoradora-de-pássaros. Sim, de fato ela é capaz de devorar pequenos pássaros, mas essa reputação é um pouco precipitada. A lenda que lhe dá esse nome surgiu quando exploradores do século XIX relataram uma aranha que devorava um pássaro enquanto cantarolava.

LEIA TAMBÉM: Devo matar aranhas na minha casa? Um entomólogo explica por que não

Esse “canto” emitido pelo aracnídeo trata-se de um ‘canto’ de defesa. É ruído estridente, que alcança vários metros de distância e servem para afastar predadores.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O vídeo abaixo mostra uma aranha-golias caçando um rato.

Sua dieta habitual, entretanto, não é baseada em pássaros, já que ela costuma caçar no chão. Ela geralmente se alimenta de sapos, minhocas, besouros, insetos e pequenos roedores.

Incapaz de produzir teia como outras espécies, essas aranhas fazem emboscadas. Após capturar e paralisar a presa com o seu veneno, ela costuma levá-las para sua toca, onde injeta ácidos digestivos – já que não possui dentes para mastigar – e realiza seu banquete.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Como maior tarântula do mundo é bastante assustadora

Além do tamanho, e de seus sons produzidos pela fricção de suas presas, outros comportamentos do grande aracnídeo podem ser bastante assustadores de se observar.

Piotr Naskrecki, entomologista e fotógrafo do museu de zoologia de Harvard, estava há alguns anos em um trabalho de campo numa floresta da Guiana, e relatou suas observações ao LiveScience.

VOCÊ PODE GOSTAR: Veneno de tarântula pode substituir analgésicos opioides

Publicidade. A leitura continua abaixo.

À primeira vista ele se assustou, mas logo ficou impressionado com a aranha. Enquanto a observava, ela começou a esfregar as patas traseiras em seu abdômen, e ele achou isso fofo.

Essa impressão não tardou a passar. Logo ele percebeu uma “nuvem” de pelos pairando no ar. Esses pelos contém uma substância irritante, e causam grande desconforto quando entram em contato com mucosas.

A maior tarântula do mundo
Aranha-golias. (Créditos da imagem: Piotr Naskrecki)

Para injetar seu veneno – que não é nocivo para humanos -, ela possui grandes presas, que medem cerca de 2 cm e podem alcançar quase 4 cm de comprimento.

Essas presas são fortes o suficiente para facilmente perfurar o crânio de um rato. Em um humano, no entanto, sua picada apenas causaria uma dor como a de um prego na mão – quem nunca grampeou um dedo?

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Avatar
Publicado por

É divulgador científico por paixão. Gradua-se em Física pela UFSCAR e atua principalmente na Ciencianautas e SoCientífica.

Mente & Cérebro

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

Plantas & Animais

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Plantas & Animais

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Plantas & Animais

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.