Veneno de tarântula pode substituir analgésicos opioides

Milena Elísios
Uma alternativa segura aos analgésicos opioides pode vir do veneno de tarântula. (Edgar Stich / iNaturalist, CC-BY-NC)

Talvez você não goste de aranhas, ou sinta pânico em apenas observar estes pequenos artrópodes movendo-se nas paredes, mas um estudo recente mostrou que o veneno de tarântula poderia ser a chave para a produção de um analgésico para substituir opioides de forma eficaz, mas sem os efeitos colaterais prejudiciais, como o vício.

Um grupo de pesquisadores utilizaram o veneno neurotóxico de uma tarântula chamada aranha-de-pássaros-chinesa (Cyriopagopus schmidti ) para produzir uma proteína que atua como um poderoso analgésico que poderia substituir os opioides.

LEIA TAMBÉM: Médicos anunciam cura completa de paciente com HIV

O veneno de tarântula pode tratar a dor sem efeitos colaterais

O fármaco foi testado com sucesso em ratos, mostrando grande eficácia e segurança. Os camundongos que receberam doses do medicamento não apresentaram nenhum efeito colateral prejudicial.

Os opioides são medicamentos derivados do látex das papoilas de ópio, eles estão entre as melhores ferramentas que temos para tratar vários tipos de dor. Alguns exemplos de analgésicos opioides muito utilizados são a morfina, heroína e a codeína. Mas acontece que eles também são extremamente viciantes e podem causar uma overdose mortal.

“Nosso estudo descobriu que uma miniproteína no veneno de tarântula, conhecida como Huwentoxin-IV, se liga aos receptores de dor no corpo”, explicou a bióloga química Christina Schroeder, da Universidade de Queensland, na Austrália.