Connect with us

Planeta Terra

Estas aranhas se fingem de folha para evitar predadores

Published

on

As aranhas pertencem ao filo dos artrópodes e, portanto, são alguns dos animais mais diversos do mundo. O gênero Poltys engloba diversas aranhas nativas da Ásia, Oriente Médio e África. Algumas dessas aranhas, contudo, se fingem de folha e desaparecem diante dos olhos em uma camuflagem incrível.

Alguns animais como a lagarta da mariposa Hemeroplanes ornatus, têm camuflagens inacreditáveis. Essa lagarta, como já relatamos aqui na SoCientífica, assume a aparência de uma cobra para evitar a aproximação de pássaros.

Advertisement

As aranhas do gênero Poltys, todavia, preferem um visual menos agressivo. Para evitar vespas e pássaros, por conseguinte, as aranhas podem assumir os mais variados disfarces, a depender da espécie. Algumas delas se fingem de folha, algumas de galhos, algumas de brotos e musgos. É só escolher.

A maioria das 43 espécies do gênero têm colorações variando entre o marrom e o verde. Ademais, esses aracnídeos têm abdomes alongados e com texturas que simulam àquelas de folhas e galhos.

Advertisement

A P. illepidus, por exemplo, tem uma coloração marrom-escuro e se enrola sobre si mesma para parecer o nó de um galho. Já a P. mouhoti tem pernas vermelhas e uma faixa verde nas costas. Quando ela dobra suas pernas sobre si, como um guarda-chuva fechado, a aranha parece uma folha seca e avermelhada de outono.

Estas aranhas não se fingem de folha para caçar

Muitas aranhas, como as de alçapão, se escondem para pegar presas com mais facilidade. No entanto, esse não é o caso do gênero Poltys. Para essas aranhas, o objetivo principal é evitar predadores incômodos.

Advertisement

Vespas, que são os maiores predadores destas aranhas, ademais, dependem majoritariamente da visão e da sinalização química para encontrar as aranhas. Pássaros, dependem quase completamente da visão. Assim, a camuflagem fornece uma vantagem considerável quando há um predador por perto.

Ao contrário também das aranhas de alçapão, este outro grupo depende de teias para caçar. Durante o dia, as mestres da camuflagem ficam imóveis, evitando qualquer movimento desnecessário que denuncie sua posição.

Advertisement

Quando o sol começa a se pôr, e a maioria dos predadores do gênero já se recolheram, essa pequena aranha sai para a caça. Lentamente, uma pequena folha seca vira um animal ágil de oito patas que começa a tecer uma teia bidimensional e orbital.

Durante a noite inteira estas aranhas caçam mariposas e outros insetos em suas teias. Quando o dia chega, contudo, elas consomem toda a teia e assumem novamente a forma camuflada. Esse ciclo se repete, aliás, durante toda a vida da aranha e elas podem permanecer em um mesmo lugar por mais de 200 dias antes de explorarem outras regiões.

Advertisement
Advertisement

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.