Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Cientistas traduziram teias de aranha em música

É impressionante.

teia de aranha
A maioria das teias de aranha é mais complexa do que uma estrutura 2D. Imagem: Palash Jain/Unsplash

No mundo animal, a aranha se comunica através do tato. Ela precisa tocar em tudo ou sentir a vibração das coisas que estão ao seu redor, para que possa sobreviver. Todo o seu corpo é coberto por pelos e algumas fendas que auxiliam no processo de sentir as vibrações.

Por exemplo, é possível distinguir pela vibração se quem está na teia é uma presa ou um macho para cortejo, uma vez que cada fio produz um tom diferente. Há alguns anos, um grupo de pesquisadores criaram o Spider’s Canvas, um instrumento musical interativo que conseguiu traduzir a estrutura tridimensional da teia, em parceria o artista Tomás Saraceno.

Como a teia de aranha pode se transformar em música?

Para conseguir obter sucesso na pesquisa, a equipe utilizou a ideia original do instrumento, lhe acrescentando somente algumas modificações. A partir de agora, o novo equipamento conta com realidade virtual interativo, possibilitando que a comunidade externa possa ter acesso.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

A pesquisa irá facilitar a compreensão de como funciona a vibração e a estrutura tridimensional desses aracnídeos. Para o engenheiro Markus Buehler, do MIT, a visão desses animais não é considerada uma das melhores, portanto, acabaram por desenvolver outras habilidades para que não sejam presas fáceis.

Relacionado: Como um quebra-gelo tocando música clássica salvou 2.000 baleias belugas da morte certa em 1985

Para que pudessem estudar mais profundamente a teia, os pesquisadores colocaram um exemplar da aranha Cyrtophora citrícola em um invólucro retangular, e esperaram até que ela preenchesse todo o espaço com teia tridimensional. Logo após, um laser fora inserido lentamente, para iluminar e conseguir imagens em uma definição melhor, em 2D. Graças aos avanços tecnológicos, um algoritmo conseguiu transformar as imagens 2D em 3D.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Após adquirir a nova estrutura da teia, as notas musicais foram alocadas conforme o padrão gerado e transformado em música. No momento em que a teia era girada no programa tridimensional, ficou perceptível que as notas mudavam conforme o giro. Assim, é possível acompanhar ao vivo, os sons que são emitidos enquanto a teia está girando.

A importância do Spider’s Canvas para a pesquisa

Com toda essa descoberta, o instrumento mostrou que realmente funciona e além disso, tem sido uma das grandes atrações, nos museus e concertos importantes ao redor do mundo. Funciona como uma realidade interativa, na qual o indivíduo pode adentrar e criar a sua própria sinfonia.

A teia retrata um mundo inteiro conectado. Ao tocar em uma, um som é produzido. Agora, quando um fio é rompido, tudo ao seu redor tende a sofrer modificações também, sendo isso logo perceptível, tanto visualmente, quanto no som produzido. No entanto, mais padrões desse mundo incrível no qual vivem esses aracnídeos foram descobertos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Relacionado: O que é uma nota musical?

Por exemplo, a partir dessa criação, é possível identificar a necessidade desse animal apenas pelo modo que ele terce ou toca a sua teia. Seja quando se sente ameaçado, quando está atrás de relações amorosas ou apenas no seu canto sossegado.

Para Buehler, “agora estamos tentando gerar sinais sintéticos para falar basicamente a língua da aranha. Se os expormos a certos padrões de ritmos ou vibrações, podemos afetar o que eles fazem e podemos começar a nos comunicar com eles? Essas são ideias realmente empolgantes”.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O trabalho mais antigo foi publicado em 2018, no Journal of the Royal Society Interface, e as modificações foram apresentadas na reunião de primavera da American Chemical Society.

Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.