Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Como um quebra-gelo tocando música clássica salvou 2.000 baleias belugas da morte certa em 1985

baleias beluga
A missão de resgate custou à Rússia algo em torno de US$ 200.000. Fonte: Domínio Público

A música é algo que sempre está presente na vida de todas as espécies, seja no nascimento ou na morte. Para muitos, a música é tida como uma válvula de escape, considerada como sendo a linguagem da alma, as melodias marcam as mais diversas trilhas sonoras. No entanto, algo de inusitado aconteceu no ano de 1985, quando um quebra-gelo emitindo uma melodia clássica salvou a vida de 2 mil baleias belugas. Apesar de ser bastante intrigante, trata-se de uma história verídica.

Baleias belugas foram salvas pela música clássica

Era para ser somente mais um dia normal na Península de Chukchi, na Ásia, porém, os moradores foram agraciados com uma pequena e inusitada visita. Ao olharem para o mar, era possível avistar uma grande grupo de baleias belugas. A felicidade dos residentes seria transformada muito em breve. O que antes deveria ser a fonte de alimento para os habitantes, quase acabou em uma tragédia!

baleias beluga
Beluga no Mar Branco, Rússia. (Ecostock / Shutterstock)

Uma mudança no clima aconteceu e logo viram o que estava errado. Havia um enorme bloco de gelo, medindo cerca de 4 quilômetros, circundando o espaço vazio entre as baleias belugas. Apesar de serem boas nadadoras no gelo, elas não conseguem passar tanto tempo em baixo d’água.

Relacionado: Enceladus poderia ter correntes oceânicas semelhantes às da Terra, sugere estudo

Continua depois da publicidade

E devido a essa extensão em quilômetros, as baleias não iriam conseguir sobreviver. Para tentar reverter a situação, os moradores passaram horas tentando escavar buracos no bloco de gelo, para melhorar a circulação de ar. Enquanto isso, os animais eram constantemente alimentados com peixes congelados, para não ficarem com fome.

O resgate de 2 mil animais foi um sucesso

Na época, a Rússia havia acabado de adquirir um poderoso quebra-gelo que poderia facilmente transitar por entre os blocos de água congelada, lugar onde nenhum barco normal conseguiria passar. O poderoso barco fora enviado para tentar reverter a situação. No entanto, o próprio capitão cancelou a missão, após verificar que a ocorrência estava pior do que se imaginava.

Demorou alguns dias até que o navio conseguisse chegar até onde estavam as baleias. No entanto, quanto mais se aproximavam, mais assustadas elas ficavam. Com isso, a tática de as atrair acabou sendo fracassada. Porém, um dos membros acabou tendo uma ideia bastante inusitada: colocar música para atrair o grupo. Durante algumas horas, foram feitas diversas tentativas, até que finalmente os animais pararam para ouvir o gênero clássico.

Continua depois da publicidade

Relacionado: Esta é a música perfeita para acalmar gatos, aponta estudo

Após isso, o barco começou a se movimentar e atraindo as baleias belugas enquanto as levava para um local seguro. Segundo o relato do Capitão na ocasião: “a tática foi esta: parávamos e avançávamos. Repetimos isso várias vezes. As belugas começaram a ‘entender’ nossas intenções e seguiram o quebra-gelo. Assim, nos movemos quilômetro a quilômetro”.

Continua depois da publicidade
Ruth Rodrigues
Publicado por

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.

Comentários

Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...