Connect with us

Hi, what are you looking for?

Referência

O que é uma nota musical?

Partitura da Nona de Beethoven.

O termo “nota” na música descreve o tom e a duração de um som musical.

Qual é o tom de uma nota musical?

O tom descreve o quão baixo ou alto uma nota soa. O som é feito de vibrações ou ondas. Essas ondas têm uma velocidade e/ou frequência. O tom da nota muda dependendo da frequência dessas vibrações. Quanto mais alta a frequência da onda, mais alto será o tom da nota.

O que é a escala musical e as letras das notas?

Na música, existem tons específicos que constituem as notas padrão. A maioria dos músicos usa um padrão chamado escala cromática. Na escala cromática, existem 7 notas musicais principais chamadas A, B, C, D, E, F e G. Cada uma delas representa uma frequência ou altura diferente. Por exemplo, a nota A “média” tem uma frequência de 440 Hz e a nota B “média” tem uma frequência de 494 Hz.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Existem variações de cada uma dessas notas chamadas de sustenido e bemol. Um sustenido é meio tom para cima e um bemol é meio tom para baixo. Por exemplo, meio passo acima de dó seria o dó sustenido.

O que é uma oitava?

Após a nota G, há outro conjunto das mesmas 7 notas um pouco mais altas. Cada conjunto dessas 7 notas e suas notas de meio tom é chamado de oitava. A oitava “média” é frequentemente chamada de quarta oitava. Portanto, a oitava abaixo em frequência seria a 3ª e a oitava acima em frequência seria a 5ª.

Cada nota em uma oitava tem o dobro da altura ou frequência da mesma nota na oitava abaixo. Por exemplo, um A na 4ª oitava, denominado A4, tem 440 Hz e um A na 5ª oitava, denominado A5, tem 880 Hz.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Quanto dura uma nota musical

A outra parte importante de uma nota musical (além do tom) é a duração. Este é o momento em que a nota é segurada ou tocada. É importante na música que as notas sejam tocadas no tempo e no ritmo certos. O tempo e a métrica na música são muito matemáticos. Cada nota ganha um certo tempo em um compasso.

Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.