O termo “nota” na música descreve o tom e a duração de um som musical.
Qual é o tom de uma nota musical?
O tom descreve o quão baixo ou alto uma nota soa. O som é feito de vibrações ou ondas. Essas ondas têm uma velocidade e/ou frequência. O tom da nota muda dependendo da frequência dessas vibrações. Quanto mais alta a frequência da onda, mais alto será o tom da nota.
O que é a escala musical e as letras das notas?
Na música, existem tons específicos que constituem as notas padrão. A maioria dos músicos usa um padrão chamado escala cromática. Na escala cromática, existem 7 notas musicais principais chamadas A, B, C, D, E, F e G. Cada uma delas representa uma frequência ou altura diferente. Por exemplo, a nota A “média” tem uma frequência de 440 Hz e a nota B “média” tem uma frequência de 494 Hz.
Existem variações de cada uma dessas notas chamadas de sustenido e bemol. Um sustenido é meio tom para cima e um bemol é meio tom para baixo. Por exemplo, meio passo acima de dó seria o dó sustenido.
O que é uma oitava?
Após a nota G, há outro conjunto das mesmas 7 notas um pouco mais altas. Cada conjunto dessas 7 notas e suas notas de meio tom é chamado de oitava. A oitava “média” é frequentemente chamada de quarta oitava. Portanto, a oitava abaixo em frequência seria a 3ª e a oitava acima em frequência seria a 5ª.
Cada nota em uma oitava tem o dobro da altura ou frequência da mesma nota na oitava abaixo. Por exemplo, um A na 4ª oitava, denominado A4, tem 440 Hz e um A na 5ª oitava, denominado A5, tem 880 Hz.
Quanto dura uma nota musical
A outra parte importante de uma nota musical (além do tom) é a duração. Este é o momento em que a nota é segurada ou tocada. É importante na música que as notas sejam tocadas no tempo e no ritmo certos. O tempo e a métrica na música são muito matemáticos. Cada nota ganha um certo tempo em um compasso.