Estas pequenas aranhas coloridas não conseguem ver a própria cor

Mateus Marchetto
Imagem: ROverhate / Pixabay

As aranhas-saltadoras, ou papa-moscas, são um grupo diverso que conta com mais de 5.000 espécies. Muitas espécies, como a Saitis barbipes têm cores vibrantes e chamativas. Acontece que essas pequenas aranhas coloridas não conseguem ver a própria cor, ao que uma nova pesquisa indica.

O artigo, publicado no periódico The Science of Nature, relata a coleta de 30 machos e 7 fêmeas das aranhas coloridas Saitis barbipes. A espécie, por conseguinte, vive na Europa e norte da África, e possui tons vibrantes de vermelho intercalados com faixas pretas.

34698166442 69a9a2083d c
Saitis barbipes. Imagem: Pierre Anquet / Flick

Pesquisadores então transportaram as aranhas para laboratórios na Alemanha e Estados Unidos, onde elas foram sacrificadas para o estudo de sua anatomia. Vale comentar que esse procedimento segue todas as normas internacionais de bioética, e a espécie não está ameaçada de extinção.

Estudando os olhos dessas aranhas coloridas, ademais, a equipe de pesquisadores observou uma característica curiosa. A espécie possui receptores nos olhos para os comprimentos de onda de azul, verde e UV – basicamente, são essas luzes que o aracnídeo consegue ver.

Contudo, não havia nos olhos dos animais quaisquer receptores ou filtros para a cor vermelha. Ou seja, a S. barbipes não consegue identificar a principal cor do seu próprio corpo e de aranhas da mesma espécie.

Por que a própria cor das aranhas é vermelha então?

Em uma declaração, os autores afirmam que o que deveria ser um estudo simples acabou levantando muitas perguntas a partir da ausência de receptores para a cor vermelha nos olhos das aranhas.

Animais coloridos, de forma geral, têm algumas funções esperadas para as suas cores. Alguns deles têm cores vibrantes para atrair parceiros, como é o caso dos pavões. Outros usam tons chamativos como alerta para uma toxina mortal, como muitas rãs e sapos venenosos. Muitos ainda se fingem de venenosos usando a cor de outros animais, como a falsa-coral.

A S. barbipes, todavia, não é especialmente venenosa e, aparentemente, seus parceiros não conseguem ver as cores uns dos outros. A pesquisa, então, levanta algumas hipóteses e sugere pesquisas mais profundas acerca desta aranha colorida.

spider g58f68682b 1920
Imagem: 631372 / Pixabay

“[As cores] inicialmente nos sugeriram que o vermelho devia ter um papel na atração de parceiros,” diz a autora Cynthia Tedore. “Pelo contrário, nós descobrimos que o vermelho e preto são percebidos equivalentemente, ou quase, por essas aranhas e que se o vermelho é percebido como diferente de preto, [deve ser] como um ‘verde-aranha’ escuro, ao invés de vermelho.

Uma hipótese da pesquisa sugere, portanto, que as faixas vermelhas e pretas da aranha formam um tom marrom-amarelado à distância. Isso ajudaria a espécie a se camuflar na terra e sobre folhas, evitando a visão de pássaros.

A pesquisa está disponível no periódico The Science of Nature.