Nova espécie de dinossauro com armadura de espinhos é descoberto na China

Letícia Silva Jordão
Imagem: Yu Chen

Foi encontrado no Sudoeste da China, uma nova espécie de dinossauro com armadura de espinhos que faz parte do período Jurássico. Essa nova espécie, apelidada de Yuxisaurus kopchicki, vagava pelo nosso planeta entre 192 milhões a 174 milhões de anos atrás.

O estudo que foi publicado no eLife nesta terça-feira (15) mostrou que o dinossauro encontrado era um tipo de thyreophoran, um grupo de dinossauros com armadura que também inclui o Stegosaurus e o Ankylosaurus.

Segundo o professor Paul Barrett, do Museu de História Natural de Londres, “os dinossauros tireóforos foram componentes importantes de muitas faunas terrestres desde o final do Jurássico até o final do Cretáceo, particularmente na Laurásia. No entanto, muitos aspectos de sua história evolutiva anterior permanecem controversos e pouco conhecidos”

O dinossauro com armadura mais antigo

Inicialmente, os pesquisadores encontraram os restos mortais do dinossauro em 2017, na região de Yuxi, na província de Yunnan. O estudo sobre a espécie se iniciou em 2019 segundo Shundong Bi, autor do estudo e professor na Universidade de Indiana, na Pensilvânia.

O Yuxisaurus kopchicki tinha uma construção pesada e uma armadura coberta de espinhos que serviam para diversos objetivos, como se proteger de predadores ou se exibir para outros membros da mesma espécie em disputas territoriais.

Além dos espinhos, essa espécie de dinossauro possuía inúmeras características incomuns em seu crânio. Ele provavelmente tinha entre 2 a 3 metros de comprimento e comia plantas de baixo crescimento, como samambaias e cicas.

Segundo o professor Shundong Bi, o Yuxisaurus kopchicki poderia ter sido um quadrúpede facultativo. Ele disse que o dinossauro “foi adaptado principalmente para andar sobre quatro pernas, mas também para andar sobre duas pernas.”

A equipe responsável pela pesquisa comprovou que o Yuxisaurus kopchicki é o dinossauro com armadura mais antigo e com boas condições de preservação que foi encontrado na Ásia até hoje.

Novo acervo de fósseis para estudar

No local da escavação foram encontrados e recuperados mais de 120 depósitos ósseos, o que oferece aos pesquisadores bastante material para confirmar uma nova espécie. Dentre os achados, os cientistas conseguiram captar fragmentos de um único esqueleto com partes da armadura, mandíbula, crânio e membros.

O professor Paul Barrett disse que “embora tenhamos fragmentos tentadores de dinossauros blindados primitivos da Ásia, esta é a primeira vez que temos material suficiente para reconhecer uma nova espécie da região e investigar sua história evolutiva.”
Outro ponto interessante da descoberta deste dinossauro com armadura, é que ele mostra uma certa diversidade no grupo de dinossauros, e a rapidez com que eles se espalharam pelo hemisfério Norte.

Compartilhar