Tubarões-tigre migram para o norte devido à mudança climática

Lorena Franqueto
Tubarão-tigre nas Bahamas. Seu nome se dá a essas manchas que possui durante a juventude. Imagem: Wikimedia Commons

Em recente pesquisa publicada na Global Change Biology, pesquisadores relataram que os tubarões-tigre migram para o norte devido ao aquecimento extremo do oceano. Geralmente, esses animais passam os meses de inverno próximo da Florida ou das Bahamas. Contudo, eles viajam para o norte quando o oceano esquenta no verão. No período de calor, os tubarões-tigre podem chegar até Massachusetts.

Os autores perceberam uma relação entre a migração dos tubarões e as mudanças na temperatura das águas. As águas do nordeste dos Estados Unidos estão entre as que mais aquecem no mundo. Como consequência, algumas espécies começaram a migrar para essas regiões.

Por que os tubarões-tigre migram para o norte?

Para estudar o assunto, os pesquisadores analisaram inúmeros dados por um período de quase 10 anos. Para isso, eles utilizaram o rastreamento por satélite para monitorar um total de 47 tubarões no sudeste e no sudoeste da Flórida, bem como ao norte das Bahamas, no período de 2010 até 2019.

Além disso, a equipe combinou os novos dados com informações da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, não apenas sobre os animais, mas também das temperaturas de superfície do mar. Essa agência possui materiais de mais de 8 mil tubarões-tigre, capturados e marcados entre os anos de 1980 à 2018.

Como resultados, os autores perceberam uma mudança na data média de captura desses animais. Em 1980, o aparecimento do tubarão-tigre nas bordas norte foi na metade agosto, enquanto eles apareceram em meados de julho no ano de 2010.

img 6335 web
Uma imagem do tubarão-tigre. Imagem: Neil Hammerschlag

Através de estimativas, eles também perceberam que a cada 1ºC de aquecimento no oceano as migrações dos tubarões aumentavam cerca de 400 km para o norte. Não o suficiente, essas viagens também iniciavam cerca de 14 dias antes do habitual quando haviam variações na temperatura do oceano.

Inclusive, eles perceberam uma variação na faixa de água preferida pelos animais conforme o período. Nos últimos 40 anos, os tubarões-tigre moveram-se cerca de 300 km a mais em direção ao polo norte no inverno e quase 400 km a mais na mesma direção no verão.

Por fim, a coleta de dados sugeriu que o aumento da temperatura estava sempre impulsionando os animais para o norte. O coautor do artigo, Malin Pinsky, explicou: “Os oceanos estão se aquecendo e estão embaralhando os ecossistemas marinhos de maneiras que estamos apenas começando a entender”.

Quais os impactos dos tubarões-tigre migrarem para o norte?

Até o momento, os pesquisadores não sabem afirmar com certeza quais serão as consequências dessas migrações para o norte. Contudo, os tubarões-tigre são predadores conhecidos e poderão ameaçar a continuidade de outras espécies dessa região. Além disso, esses animais também estarão mais sujeitos às ações humanas, como a indústria da pesca comercial.

Segundo os autores, quanto mais ao norte os tubarões-tigre migram, mais longe das áreas marinhas protegidas os mesmo ficavam. Dessa forma, com aumento da pesca, eles ficam mais vulneráveis, já que também se reproduzem e crescem lentamente.

Compartilhar