Connect with us

Ciência

Descoberto novo mecanismo que regula o tamanho de células

Published

on

O tamanho de células eucarióticas varia muito de tecido para tecido. Ainda assim, um inseto e uma baleia têm, em média, células do mesmo tamanho. Pesquisadores agora, nesse sentido, descobriram um novo mecanismo que pode regular o tamanho de células.

Células de qualquer organismo, de fora geral, recebem milhares de sinais a todos os momentos. No caso dos animais, nossos tecidos se comunicam por hormônios e neurormônios e também recebem sinalização do ambiente e de células vizinhas. Essas sinalizações regulam, basicamente, todas as funções da célula, ao passo que uma célula sem sinalização acaba morrendo.

Contudo, estudando as plantas-modelo Arabidopsis, pesquisadores identificaram um mecanismo epigenético que pode auxiliar na regulação do tamanho de células da planta. Acontece que, mais uma vez, o DNA pode ser uma das explicações para que células tenham tamanhos mais ou menos padrão em cada tecido.

Advertisement

De acordo com a nova pesquisa, publicada no periódico Science, a proteína KRP4 presente nas células da Arabidopsis se associa ao DNA logo antes da divisão. Devido à ação de uma segunda proteína, a FBL17, toda a KRP4 que não se liga ao DNA acaba destruída.

Isso faz com que as células filhas tenham quantidades equiparáveis de KRP4, o que mantém as células filhas com o tamanho de célula progenitoras, de forma constante.

Usando o DNA como régua para o tamanho de células

Ensaios feitos a partir da inibição da KRP4 no laboratório mostraram que a proteína tem um papel fundamental na regulação do tamanho de células da Arabidopsis. Basicamente, a KRP4 atrasa a replicação do DNA.

Advertisement

Aqui vale comentar que a replicação é a formação de duas cópias do DNA. Isso precisa acontecer antes da divisão celular: assim cada uma das células filhas vai carregar um DNA aproximadamente igual.

Portanto, se uma célula fica muito pequena após a divisão, a KRP4 retarda a divisão até que a célula tenha tamanho suficiente para se dividir. Tendo isso em vista, a KRP4 terá uma concentração maior em células menores. Já células muito grandes precisam se dividir mais rápido, e assim terão KRP4 em maior concentração.

“A chave é usar o DNA como molde para acumular a quantidade certa de uma proteína, a qual então precisa ser diluída antes de que a célula divida. É animador encontrar uma solução tão simples para um problema de longa data.” diz Robert Sablowski, autor do estudo, em uma declaração.

Advertisement
Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.