Como cultivar um jardim pré-histórico que remonta a Era dos Dinossauros

Damares Alves
Imagem: Alamy Stock Photo

Se você quer criar um jardim incomum, rústico e divertido, que tal plantar um jardim de plantas primitivas?

Muitas plantas que existiam na época dos dinossauros ainda existem hoje. Ao incorporar essas plantas antigas em seu jardim, você pode criar um país das maravilhas pré-histórico. Aqui estão algumas dicas para cultivar um jardim de dinossauros:

Uma Córdoba no Jardín BotánicoPalma sagú (Cycas revoluta, Plantas Cicadales Cicadáceas)
Imagem: Francisco Javier Guerra / Flickr

Com um pouco de criatividade e alguma inspiração pré-histórica, você pode criar um jardim que o transporta de volta no tempo para a era dos dinossauros.

Plantas do Período Carbonífero

Durante o Período Carbonífero, que ocorreu de 359 a 299 milhões de anos atrás, as plantas se desenvolveram em pântanos verdes e pantanosos que acabaram se transformando nos depósitos de carvão que usamos como combustíveis fósseis atualmente. Esse período foi marcado pela presença de várias espécies de plantas, incluindo samambaias e cavalinhas gigantes.

As Pteridospermatófitas ou samanbaias de sementes, foram uma das espécies de plantas mais proeminentes do Período Carbonífero. Essas plantas tinham troncos fortes e lenhosos que lhes permitiam crescer até 12 metros de altura e sustentar uma coroa de galhos. Ao contrário das samambaias que conhecemos atualmente, que se reproduzem por meio de esporos, as teridospermatófitas se reproduziam por meio de sementes. Embora essas plantas estejam extintas, seus troncos fossilizados são usados em jardins atualmente, juntamente com samambaias vivas, para evocar a sensação de estar caminhando sob essa espécie extinta.

As cavalinhas gigantes foram outra espécie de planta importante durante o Período Carbonífero. Essas plantas tinham troncos leves que cresciam ocos como um tubo e tinham uma coroa estreita de galhos. Atualmente, existem cerca de 15 espécies de cavalinha, todas menores do que seus parentes gigantes do Carbonífero. Essas plantas se espalham facilmente, portanto, plantá-las em canais de drenagem rasos, chamados de valas, com barreiras para conter seus caules subterrâneos, ou rizomas, é uma prática comum.

A planta Cavalinha de inverno.
Cavalinha de inverno. Imagem: Pixabay

Em geral, o Período Carbonífero foi marcado pela presença de diversas espécies de plantas que desempenharam um papel fundamental na formação do ambiente da Terra. Hoje, essas plantas existem apenas na forma de fósseis, mas seu legado continua a influenciar a flora do mundo moderno.

Plantas do Período Jurássico

Durante o Período Jurássico, que ocorreu de 201 a 145 milhões de anos atrás, as coníferas e os gingkos experimentaram uma explosão de diversidade. Embora apenas uma pequena fração das espécies daquela época permaneça até hoje, algumas delas ainda podem ser encontradas em jardins de todo o mundo.

Uma das espécies mais conhecidas é a Gingko biloba, também conhecida como árvore da aveleira. Essa árvore é um tipo de gingko e é conhecida por suas folhas em forma de leque que adquirem uma bela cor amarela no outono. É uma escolha popular para jardins devido à sua aparência impressionante. Além disso a Gingko biloba é popularmente utilizada devido as suas propriedades medicinais.

Outra espécie que existe há mais de 200 milhões de anos é a Araucaria araucana, comumente chamada de árvore-quebra-cabeça-de-macaco. Essa árvore é nativa da América do Sul e é conhecida por seus galhos característicos e pontiagudos. É uma árvore ornamental popular em jardins e parques em todo o mundo.

Uma folha de  Gingko biloba
Uma folha de Gingko biloba. Imagem: Pixabay

Uma das plantas mais interessantes do Período Jurássico é o pinheiro Wollemi, ou Wollemia nobilis. Acreditava-se que essa árvore estava extinta até que alguns exemplares foram descobertos em um cânion estreito nas Blue Mountains australianas em 1994. Desde então, foi iniciado um projeto para plantar a espécie em locais em todo o mundo para salvaguardar sua sobrevivência. O pinheiro Wollemi é uma árvore rara e única que certamente chamará a atenção em qualquer jardim.

Além dessas árvores, o Período Jurássico também foi uma época em que as cicadáceas e as samambaias eram coberturas comuns do solo. As cicadáceas foram uma das primeiras plantas a serem polinizadas por insetos, com besouros transferindo o pólen dos cones masculinos de uma planta para os cones femininos de outra planta. Os cones de sementes e pólen das cicadáceas crescem em plantas separadas, com o pólen em uma planta masculina e as sementes em uma planta feminina.

De modo geral, o Período Jurássico foi uma época de grande diversidade e evolução para a vida vegetal. Hoje, ainda podemos desfrutar de algumas das espécies únicas e fascinantes que existiram durante esse período em nossos próprios jardins.

Plantas do período Cretáceo

O Período Cretáceo é famoso pelo surgimento de plantas com flores, que trouxeram cor e fragrância ao mundo. Entre as plantas que evoluíram durante esse período estavam as palmeiras, os arbustos e a cobertura do solo. Alguns dos representantes desses grupos que podem ser plantados em jardins atualmente incluem Calycanthus, Magnolia, Illicium, Acorus, Pachysandra e Sarcoccoca.

As palmeiras, em particular, são uma das plantas com flores mais antigas e prosperaram em climas quentes e tropicais ao longo da história. Frutos fósseis de palmeiras foram descobertos na costa do sul da Inglaterra, indicando que o clima nessa região já foi muito mais quente do que é hoje. Ao plantar palmeiras, os jardineiros podem não apenas acrescentar um toque de beleza tropical aos seus jardins, mas também ter uma ideia de como o clima mudou ao longo do tempo.

Palmeira wollemia nobilis
Imagem: Jardim Botânico UTAD

Outra planta que cresceu durante o Período Cretáceo e tem parentes vivos hoje é a chamada efedra. Essa pequena planta fibrosa com pequenos cones ainda pode ser encontrada em várias partes do mundo. Ao incorporar essas plantas antigas em seus jardins, você poderá se conectar com o passado e acrescentar um toque de história às suas paisagens atuais.

Cultive seu próprio jardim da era dos dinossauros dinossauros

O que você vai precisar:

Criar um jardim de dinossauros é uma maneira divertida e fácil de dar um toque pré-histórico à sua casa ou escritório. Para começar, você precisará de algumas coisas:

ItensDescrição
Vaso, recipiente ou terrárioEscolha um recipiente que seja grande o suficiente para acomodar suas plantas.
SoloUse um solo de alta qualidade que forneça nutrientes para suas plantas.
Pedras pequenasAdicione pequenas pedras ao fundo do recipiente para melhorar a drenagem.
PlantasEscolha entre pequenas samambaias, plantas rasteiras, pinheiros, cicadáceas e samambaias.

Ao selecionar as plantas para seu jardim de dinossauros, considere o tamanho do recipiente e a quantidade de manutenção necessária. Algumas plantas que funcionam bem em um jardim pré-histórico incluem:

• Samambaias pequenas, como as espécies menores de Nephrolepis e Adiantum.
  • Uma planta rasteira como a Selaginella martensii.
  • Pinheiros cultivados a partir de sementes.
  • A samambaia de aspargos, Asparagus setaceus.
  • A cicadácea Cycas revoluta.
Folhas de samanbaia

O que fazer:

Depois de ter todos os itens necessários, é hora de começar a criar seu jardim pré-histórico. Siga estas etapas simples:

1. Encha o recipiente com terra e adicione pequenas pedras no fundo para drenagem.
  2. Coloque suas plantas no solo com cuidado e regue-as bem.
  3. Plante o seu jardim em uma área bem iluminada, mas longe da luz solar direta.
  4. Regue suas plantas regularmente para mantê-las saudáveis e prósperas.

Se você optar por incluir uma cicadácea em seu jardim, ela precisará de mais luz solar do que outras plantas. Considere colocá-la em um vaso separado ou plantá-la em outra área para garantir que receba a quantidade adequada de luz.