8 combinações perfeitas de plantas para por no mesmo vaso

Damares Alves
Imagem: whiteflowerfarm

Não há nada mais lindo do que um vaso de plantas colorido e cheio de vida. As plantas embelezam o ambiente, nos deixam mais saudáveis e além disso, dão um toque acolhedor ao nosso lar.

Se gostaria de deixar seu lar mais colorido e feliz mas tem pouco espaço em casa, saiba que você pode não apenas plantar em vasos, mas também plantar mais uma planta no mesmo vaso!

Combinar plantas com diferentes cores e texturas juntas no mesmo vaso pode trazer um toque de sofisticação ao mesmo tempo em que ocupa-se menos espaço.

Aqui separamos dez combinações lindíssimas de plantas para pôr no mesmo vaso e deixar o sua casa ou varanda ainda mais linda:

Antes de tudo pense sobre vasos, ambiente e substrato

Antes de escolher as plantas que vai usar nos seus vasos, reserve alguns minutos para observar o tamanho, o estilo, cor e o substrato que irá utilizar em cada vaso. Assim ficará mais fácil decidir quais combinações ficarão melhor neles.

O ambiente em que o vaso será colocado, assim como o substrato correto podem ser essenciais para a sobrevivência das suas plantas. Por exemplo: cactos e suculentas precisam de muita luz, pouca água e substrato com muita drenagem, por tanto, se vai plantá-las, procure um local que receba muita luz solar direta. Já orquídeas e samanbaias preferem luz indireta e substrato que permite melhor circulação do ar, por isso, elas são ótimas plantas para a área interna da casa, pois a luz filtrada que entra pela janela já é o bastante para mantê-las saudáveis.

Pode parecer um pouco difícil criar combinações de plantas associando sua estética e necessidades, por isso criamos aqui dez combinações de plantas para te inspirar:

Suculentas e cactos

Cactos e suculentas no mesmo vaso
Imagem: Pinterest

Plantas desérticas, as suculentas e os cactos exigem pouca água e são muito resistentes, o que significa que podem conviver bem no mesmo vaso. Além disso, a variedade de formas e cores dessas plantas permite uma combinação incrível na hora de montar seu vaso.

• Luz: Ambos, cactos e suculentas, gostam de muita luz. Eles se dão bem em áreas ensolaradas, mas algumas suculentas podem precisar de um pouco de sombra durante as partes mais quentes do dia para evitar queimaduras solares.
  • Água: Cactos e suculentas são plantas resistentes à seca que armazenam água em suas folhas ou caules. Eles não precisam ser regados com frequência – na verdade, o excesso de água pode fazer com que apodreçam rapidamente. Você deve permitir que o solo seque completamente entre as regas.
  • Crescimento: Embora ambos sejam plantas de crescimento lento, os cactos geralmente crescem mais lentamente do que as suculentas. Isso significa que, ao longo do tempo, as suculentas podem superar os cactos se estiverem no mesmo vaso.
  • Cuidado: Algumas suculentas são mais sensíveis ao frio do que os cactos. Portanto, se você vive em um clima onde as temperaturas caem abaixo de zero, você precisará trazer suas plantas para dentro durante o inverno para revivê-las.

Lembre-se de que nem todas as suculentas e cactos têm as mesmas necessidades. Antes de plantá-los juntos, é importante pesquisar cada planta individualmente para garantir que você possa atender às suas necessidades específicas.

Violetas e begônias

Violetas e gardênias no mesmo vaso
Imagem: Freepik

Essas duas plantas de florzinhas encantadoras ficam lindas juntas, principalmente em um vaso de cerâmica. Ambas reagem bem à luminosidade indireta e a temperaturas amenas, o que faz delas uma união perfeita.

• Luz: As begônias geralmente preferem sombra parcial a pleno sol, dependendo da variedade, enquanto as violetas gostam de sombra parcial. Se você está plantando juntas, precisará encontrar um local que atenda às necessidades de ambas as plantas.
  • Água: As duas plantas gostam de solo úmido, mas não encharcado. As violetas são particularmente sensíveis ao excesso de água e podem desenvolver doenças fúngicas se o solo estiver muito úmido. É importante permitir que o solo seque entre as regas.
  • Solo: As begônias e as violetas preferem um solo rico e bem drenado. Elas também preferem um solo mais ácido, enquanto as violetas podem tolerar uma gama mais ampla de pH do solo.
  • Espaço: Ambas as plantas precisam de espaço para crescer. As begônias, em particular, podem se tornar bastante grandes e espalhadas, então tenha certeza de que o vaso é grande o suficiente para que cada planta tenha espaço suficiente para crescer sem competir por recursos.
  • Cuidado: Estas plantas são sensíveis ao frio e podem precisar ser trazidas para dentro durante o inverno dependendo da região onde você mora.

Azaleias e gardênias

Essas duas plantas florescem principalmente na primavera e no verão, e as suas delicadas flores combinadas com folhagens bem verdes dão um ar elegante a qualquer ambiente.

• Vaso: Ambas as plantas precisam de bastante espaço para crescer, então escolha um vaso grande o suficiente para acomodar ambas sem abrir.
  • Luz: Tanto azaleias quanto gardênias precisam de muita luz, mas não luz solar direta durante todo o dia. Elas preferem a luz da manhã e sombra à tarde.
  • Água: Ambas as plantas preferem solo úmido, mas bem drenado. Evite molhar demais, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes.
  • Solo: Azaleias e gardênias preferem solos ácidos. Use um solo projetado para plantas que gostam de solo ácido, ou adicione enxofre ao solo para aumentar sua acidez.
  • Compatibilidade das plantas: Azaleias e gardênias têm necessidades de cuidado semelhantes, por isso podem facilmente ser cultivadas juntas. No entanto, esteja ciente de que as gardênias são suscetíveis a várias doenças, então monitore-as regularmente e trate qualquer problema o mais rápido possível.

Ervas e temperos

ervas e temperos
Imagem: Shutterstock

As plantas aromáticas, como manjericão, alecrim, tomilho e sálvia, são ótimas para o cultivo em vasos. Além de serem úteis na cozinha, elas também deixam o ambiente mais perfumado.

• Vaso: Escolha um vaso que seja grande o suficiente para acomodar todas as plantas que você deseja cultivar. Ele também deve ter furos de drenagem para evitar que a água se acumule e cause apodrecimento das raízes.
  • Luz: A maioria das ervas e temperos precisa de pelo menos 6-8 horas de luz solar direta por dia. Certifique-se de que o local onde você coloque o vaso receba luz solar suficiente.
  • Água: Algumas ervas preferem solo mais úmido (como a salsa e o coentro), enquanto outras preferem solo mais seco (como alecrim e tomilho). Se possível, plante um grupo de ervas com necessidades de água semelhantes no mesmo vaso.
  • Solo: Utilize um solo bem drenado para evitar o excesso de umidade. Muitas ervas e temperos preferem um solo levemente arenoso.
  • Compatibilidade das plantas: Nem todas as ervas e temperos crescem bem juntos. Por exemplo, a hortelã tende a ser invasiva e pode superar outras plantas no mesmo vaso. Faça uma pesquisa sobre quais plantas são compatíveis antes de plantá-las juntas.
  • Espaço: Certifique-se de que cada planta tenha espaço suficiente para crescer. Plantas amontoadas podem competir por recursos e impedir que umas às outras cresçam melhor.
  • Cuidados: Algumas ervas e temperos podem precisar de mais cuidados do que outros. Esteja preparado para atender às necessidades específicas de cada planta.

Plantas tropicais

Plantas tropicais no mesmo vaso
Imagem: ADAM ALBRIGHT

Plantas típicas de clima tropical, como a palmeira-leque e a schefflera, são uma ótima opção para quem quer dar um toque exótico ao seu lar. Essas plantas exigem cuidados especiais com a rega e a luminosidade, mas valem a pena pelo visual.

• Vaso: Plantas tropicais muitas vezes precisam de bastante espaço para crescer, então escolha um vaso que seja grande o suficiente para acomodar todas as suas plantas.
  • Luz: A maioria das plantas tropicais gosta de muita luz, mas algumas podem preferir sombra parcial. Certifique-se de que suas plantas recebam uma certa quantidade de luz para suas necessidades específicas.
  • Rega: Plantas tropicais geralmente preferem um solo úmido, mas não encharcado. Certifique-se de que seu vaso tenha drenagem adequada para prevenir o excesso de água e regue conforme necessário.
  • Temperatura e umidade: As plantas tropicais geralmente preferem temperaturas quentes e um ambiente úmido. Se você mora em um local cujo o clima é mais frio, pode precisar trazer suas plantas para dentro durante o inverno.
  • Solo: Muitas plantas tropicais preferem um solo rico e bem drenado. Você pode precisar adicionar matéria orgânica ao seu solo para fornecer os nutrientes de que suas plantas precisam.
  • Compatibilidade das plantas: Nem todas as plantas tropicais crescem bem juntas. Alguns podem competir por luz, água ou nutrientes, enquanto outros podem ter problemas com doenças. Atenda às necessidades específicas de cada planta e escolha as plantas que forem adequadas.

Lembre-se, o cuidado adequado é a chave para manter suas plantas tropicais saudáveis ​​e bonitas. Com um pouco de planejamento e atenção, você pode criar um belo jardim tropical em vasos.

Cravos e margaridas

Juntas, essas plantas criam um efeito campestre muito charmoso. Ambas exigem muita luz, mas pouco cuidado, o que faz delas uma ótima opção para quem quer um jardim bonito e fácil de cultivar.

• Vaso: Ambas as plantas precisam de espaço para crescer e se espalhar, então escolha um vaso que seja grande o suficiente para acomodar ambos.
  • Luz: Tanto os cravos quanto as margaridas gostam de muita luz solar, então coloque o vaso em um local onde ele receberá pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia.
  • Água: Ambas as plantas preferem terra bem drenadas, então certifique-se que escolher um vaso com boa drenagem e só regue quando o solo estiver seco ao toque.
  • Solo: Cravos e margaridas preferem um solo rico e bem drenado. Você pode precisar adicionar matéria orgânica ao seu solo para fornecer os nutrientes de que suas plantas precisam.
  • Compatibilidade das plantas: Embora os cravos e margaridas tenham necessidades de cuidado semelhantes, é importante lembrar que os cravos tendem a se espalhar e podem dominar as margaridas se não forem controlados. Portanto, certifique-se de dar a cada planta espaço suficiente para crescer.

Bromélias e orquídeas

Orquideas e bromelias no mesmo vaso
Imagem: Beneva

Essas plantas são típicas de clima tropical e exigem muita umidade. Por isso, combiná-las em um mesmo vaso é uma excelente opção. Além de bonitas, elas são fáceis de cuidar.

• Vaso: Ambas as plantas possuem sistemas radiculares que não gostam de ser perturbados, então escolha um vaso grande o suficiente para acomodar ambos sem ter que replantá-las com frequência.
  • Luz: As bromélias e muitas orquídeas necessitam apenas de luz indireta, mas algumas orquídeas podem precisar de mais luminosidade. Ao colocar o vaso em um local, certifique-se de que a planta irá receber uma boa quantidade de luz.
  • Água: Ambas as plantas preferem um ambiente úmido, mas não gostam de substrato encharcado. O vaso deve ter boa drenagem e o solo deve ser ligeiramente úmido, mas não encharcado.
  • Solo: As bromélias e orquídeas preferem um meio de cultivo bem drenado, como cascas de árvores ou musgo sphagnum. Elas realmente não se dão bem em solo regular para vasos.
  • Temperatura e umidade: Como plantas tropicais, bromélias e orquídeas preferem temperaturas quentes e um ambiente úmido. Você pode precisar aumentar a umidade ao redor das plantas, especialmente em climas mais secos.
  • Compatibilidade das plantas: Embora as bromélias e orquídeas tenham necessidades semelhantes, nem todas as espécies podem ser compatíveis. Por exemplo, algumas orquídeas podem precisar de mais luz ou menos umidade do que as bromélias. Faça uma pesquisa sobre as necessidades específicas de cada planta e as escolhas específicas que sejam compatíveis.

Suculentas e kalanchoe

O kalanchoe é uma planta que floresce o ano inteiro, e suas flores pequenas e multicoloridas combinam perfeitamente com as suculentas. Esses tipos de plantas exigem pouca rega e bastante luz, o que faz delas ideais para jardins em locais ensolarados.

Kalanchoe e suculentas
Imagem: Arkpad
  • Vaso: Ambas as plantas têm sistemas radiculares que gostam de se espalhar, então escolha um vaso que seja grande o suficiente para acomodar ambos sem se tornarem superlotados.
  • Luz: Suculentas e Kalanchoessão plantas que preferem bastante luz solar. Idealmente, eles devem receber pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia. Portanto, posicione o vaso em um local que receba muita luz.
  • Água: Ambas as plantas são suculentas e, portanto, retêm água em suas folhas. Eles preferem apenas que estejam completamente secas antes de serem regados novamente. A rega excessiva pode levar ao apodrecimento das raízes. Por isso, opte por vasos com muita drenagem.
  • Solo: Ambas as plantas precisam de um substrato bem drenado para prevenir a retenção de água. Uma mistura específica para cactos ou suculentas é geralmente ideal.
  • Temperatura: As suculentas e os Kalanchoes são tolerantes ao calor e preferem temperaturas mais quentes. Eles não são muito tolerantes ao frio e podem sofrer danos se expostos a temperaturas muito baixas.

Solte a sua criatividade!

Não se apegue apenas a duetos, você pode criar combinações com três ou mais plantas, lembrando apenas de respeitar as necessidades básicas de cada uma delas.

Prince tut begonia Jade frost lamium
Imagem: Epic gardening

Muitos vasos bem-sucedidos são criados usando 3 tipos de plantas:

• Suspense, que será a planta mais alta ou vistosa da mistura
  • preenchimento, que irá ‘preencher’ o espaço do meio, dando um visual de ‘cheio ao vaso’
  • derramador, que cairá em cascata sobre a lateral do vaso, suavizando suas linhas e adicionando outra dimensão à sua exibição

Nem todos os vasos devem seguir a fórmula 3, mas geralmente é um ponto de partida muito bom.

Dica bônus

Você não precisa usar espécies diferentes de plantas, experimente misturar variedades de uma mesma planta. Você pode misturar diversas suculentas, ou varias peperômias diferentes. Assim, você terá variedade em cores e texturas e plantas com necessidades semelhantes.

Eis um exemplo:

Varias peperomias no mesmo vaso
Imagem: Jacob Fox

Na imagem acima podemos observar as seguintes variedades de peperomias: Peperomia clusiifolia variegata, Peperomia caperata, Peperomia clusiifolia Tricolor, Peperomia puteolata, Peperomia scandens e Peperomia obtusifolia.