4 dicas infalíveis de um botânico para não matar as suas plantas em casa

Felipe Miranda
Orquídeas Phalaenopsis, uma das mais utilizadas nas decorações de casas. Imagem: RainerBerns / Pixabay.

Há dois extremos: aqueles que matam suas plantas pelo excesso e aqueles que matam suas plantas pela falta. E por isso é bom ouvir algumas dicas para criar suas plantas. O excesso de água também é ruim, pois pode, por exemplo, ocasionar o apodrecimento das raízes. Já a falta é mais óbvia. Os seres vivos necessitam de água para seu funcionamento.

Quanto à quantidade de água, depende da planta e da época do ano. Em algumas estações, determinadas plantas precisam de uma rega diária, outras semanais. Dependendo da estação e da planta a rega pode ser até mesmo mensal ou ainda menor – passando meses sem água, como os cactos. A rega depende mais ou menos de como são as estações de chuva na região onde a planta estaria localizada naturalmente.

Essas características naturais do habitat da planta são algumas das melhores dicas para criar suas plantas não só devem ser consideradas no momento da rega, mas também ao se planejar o local de morada da planta.

Por exemplo, se sua garagem não é tão fechada, o local ideal de uma orquídea em sua casa pode ser uma garagem coberta, onde ela não recebe luz direta do Sol, mas ainda recebe uma boa incidência de luz solar indireta. Em uma pesquisa rápida à internet, você pode verificar que as orquídeas predominam nas zonas tropicais, embora ocorram no mundo todo.

Elas são inquilinas, ou seja, vivem sobre outras plantas, como árvores. Com essas características, podemos assumir dois pontos: elas gostam de umidade (já que vivem principalmente em zonas tropicais) e sombra, com incidência de luz indireta, (já que são inquilinas das árvores e, por consequência, ficam abaixo de sua sombra). Então, uma garagem coberta bem iluminada e arejada é um local legal e uma rega diária é o ideal.No entanto, embora elas gostem de umidade, você deve usar um substrato com uma boa drenagem, ou suas raízes encharcadas podem significar a morte da planta – por isso utiliza-se predominantemente fibras vegetais e e pedaços de madeira no cultivo de orquídeas ao invés da terra.

Dicas para criar suas plantas

A maior parte das dicas para criar suas plantas englobam você entender um pouco sobre o ambiente que a planta vive. Então vale pesquisar onde a planta ocorre naturalmente para entender como cuidar dela.

1. Onde a planta deve ficar?

Plantas como cactos e suculentas, muito comuns da decoração das casas, são plantas desérticas. Então, elas gostam de muito Sol o ano todo, então você deve deixá-las em uma área bem aberta. Para identificar plantas que gostam desse ambiente, note que as suculentas possuem folhas grossas e bem gosmentas por dentro.

pots g7cd3a82cb 1280

Algumas plantas tropicais, como samambaias, crescem dentro de florestas e gostam de sombras, com sol indireto e umidade, essas plantas são boas para ornamentar banheiros (se suficientemente iluminados) e cozinhas, por exemplo.

Dependendo da planta, vale trocar o seu lugar dependendo da estação do ano, pois seu ambiente natural pode ter um clima totalmente diferente de onde está.

2. Como e quando regar?

Via de regra, a rega deve ser mais intensa e constante no verão e menor no inverno. Mas aí vai da planta. Cactos e suculentas, por exemplo, precisam de uma rega bastante tímida durante o ano inteiro.

Outra dica, que é uma recomendação do botânico Chris Thorogood, é não utilizar água fria na rega, mas preferencialmente utilizar água mais ou menos na temperatura do corpo do ser humano, ou seja, morna, para evitar o choque térmico e melhorar a sua absorção.

dicas para criar suas plantas

3. Plantas precisam se alimentar?

Usar fertilizante, sem exagero, pode ser vantajoso, principalmente durante o verão e primavera, onde há um crescimento da planta. Muitas plantas possuem, inclusive, o fertilizante específico. Lembre-se se seguir a diluição recomendada no rótulo, pois eles geralmente são concentrados, o que pode fazer mal à planta.

4. Preciso trocar de vaso?

Alguns tipos de plantas necessitam de uma troca de vaso algumas vezes. Se a raiz da planta cresce muito, essas trocas são necessárias para que elas não ressequem.

Algumas plantas permitem a poda de raiz, o que pode ajudar a evitar muitas trocas de vaso. No entanto, fique alerta, pois isso não pode ser feito em todas elas.