Cemitério de mamutes encontrado no Reino Unido data de 200.000 anos

Milena Elísios
Imagem: DigAdventures

No que agora é uma pedreira em Swindon, sudoeste da Inglaterra, pesquisadores descobriram um cemitério de mamute com os restos ósseos de cinco indivíduos — um filhote, dois jovens e dois adultos — que morreram durante a última Era Glacial.

De acordo com a BBC, pesquisadores da DigAdventures descobriram ferramentas de pedra trabalhadas pelos Neandertais, incluindo um machado manual e pequenas ferramentas de pedra conhecidas como raspadores, que eram usadas para limpar peles de animais frescos, ao lado dos restos mortais dos mamute. Entretanto, a equipe ainda não examinou os ossos dos mamutes para ver se eles contêm marcas dessas ferramentas.

“Encontrar ossos de mamute é sempre extraordinário”, disse Lisa Westcott Wilkins, co-fundadora da DigVentures, em uma declaração. “Encontrar os que são tão antigos e bem preservados, e próximos às ferramentas de pedra de Neanderthal é excepcional”.

vjNwTK2NDu76iwm6CVbbrg
Ponta de lança de Neandertais. Imagem: DigAdventures

Sally e Neville Hollingworth, dois caçadores de fósseis amadores, descobriram o cemitério e as ferramentas de Neandertal. A DigVentures organizou rapidamente duas estações de campo para escavar o local em 2019 e 2020. Mais relíquias da idade do gelo foram descobertas, incluindo delicadas asas de besouros, conchas de caramujos de água doce, presas de mamute, ossos da perna, costela e vértebra pertencentes a uma espécie de mamute da estepe, um grupo cujos descendentes incluem o mamute lanoso.

Os restos descobertos possuem entre 220.000 e 210.000 anos, perto do final de um período interglacial ou quente, quando os Neandertais ainda vagueavam pelas Ilhas Britânicas. Os Neandertais, por outro lado, se moveram mais para o sul à medida que as temperaturas caíam.

A equipe planeja investigar por que tantos mamutes morreram neste local e se os Neandertais os caçaram. Os Neandertais podem ter perseguido mamutes e outros grandes paquidermes, de acordo com algumas evidências pré-históricas previamente descobertas.

Em uma declaração, Duncan Wilson, o chefe executivo da Historic England, um órgão britânico de preservação histórica, disse: “As descobertas têm enorme valor para a compreensão da ocupação humana na Grã-Bretanha, e as delicadas evidências ambientais recuperadas também nos ajudarão a compreendê-la no contexto das mudanças climáticas do passado. Através destas descobertas e das pesquisas que se seguirão, aguardamos ansiosamente mais luz sobre a vida na Grã-Bretanha há 200.000 anos”.