Connect with us

Hi, what are you looking for?

Planeta & Ambiente

Causas e consequências do aquecimento global

O aquecimento global, o aumento da temperatura do ar próximo à superfície da Terra e dos oceanos, continua sendo uma questão urgente.

Imagem: Sergio Hernández/Pixabay

Os gases de efeito estufa, gases atmosféricos que existem para manter nosso planeta aquecido e evitar que o ar mais quente saia de nosso planeta, são potencializados por processos industriais. À medida que a atividade humana aumenta, com a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, os gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, é liberado no ar. Normalmente, quando o calor entra na atmosfera é através da radiação de ondas curtas – um tipo de radiação que passa suavemente pela nossa atmosfera. Como essa radiação aquece a superfície da Terra, ela escapa da Terra na forma de radiação de ondas longas – um tipo de radiação que é muito mais difícil de passar pela atmosfera. Gases de efeito estufa liberados na atmosfera fazem com que essa radiação de ondas longas aumente. Assim, o calor fica preso dentro de nosso planeta e cria um efeito de aquecimento geral.

Derretimento das calotas polares

O derretimento das calotas polares irá dessalinizar o oceano e interromper as correntes oceânicas naturais. Uma vez que as correntes oceânicas regulam as temperaturas trazendo correntes mais quentes para regiões mais frias e correntes mais frias para regiões mais quentes, uma interrupção nesta atividade pode causar mudanças climáticas extremas, como a Europa Ocidental experimentando uma mini era do gelo.

Outro efeito importante do derretimento das calotas polares está na mudança do albedo. Albedo é a proporção da luz refletida por qualquer parte da superfície ou atmosfera terrestre. Como a neve tem um dos níveis de albedo mais altos, ela reflete a luz do sol de volta ao espaço, ajudando a manter a terra mais fria. À medida que derrete, mais luz solar é absorvida pela atmosfera terrestre e a temperatura tende a aumentar. Isso contribui ainda mais para o aquecimento global.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

A vida selvagem terá que se adaptar

Outro exemplo de mudança nas adaptações da vida selvagem envolve o urso polar. O urso polar agora está listado como uma espécie ameaçada de acordo com a Lei de Espécies Ameaçadas. O aquecimento global reduziu significativamente seu habitat de gelo marinho – conforme o gelo derrete, os ursos polares ficam presos e muitas vezes se afogam. Com o derretimento contínuo do gelo, haverá menos oportunidades de habitat e risco de extinção da espécie.

Acidificação do oceano e branqueamento de coral

Como os corais são muito sensíveis ao aumento da temperatura da água durante um longo período de tempo, eles perdem suas algas simbióticas, um tipo de alga que lhes dá cor e nutrientes. A perda dessas algas resulta em uma aparência branca ou desbotada e, eventualmente, é fatal para o recife de coral. Uma vez que centenas de milhares de espécies se alimentam dos corais como habitat natural e meio de alimentação, o branqueamento dos corais também é fatal para os organismos vivos do mar.

Risco Populacional e Desenvolvimento Insustentável

As mudanças climáticas afetam o desenvolvimento sustentável. Nos países asiáticos em desenvolvimento ocorre um desastre cíclico entre a produtividade e o aquecimento global. Os recursos naturais são necessários para a industrialização e urbanização pesadas. No entanto, essa industrialização cria imensas quantidades de gases de efeito estufa, esgotando assim os recursos naturais necessários para o desenvolvimento do país. Sem encontrar uma maneira nova e mais eficiente de usar a energia, ficaremos esgotados de nossos recursos naturais necessários para o nosso planeta prosperar.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Política do Clima

Acordos, como o Acordo Climático de Paris, foram estabelecidas com um objetivo abrangente de reduzir as emissões de gases de efeito estufa por meio da cooperação internacional. À medida que os governos de nosso mundo continuam a compreender e reconhecer a ameaça do aquecimento global à nossa subsistência, estamos mais perto de reduzir os gases do efeito estufa a um tamanho administrável.

Ação individual

Essa redução também pode ser feita melhorando a eficiência do combustível do veículo. Dirigir menos do que o necessário ou comprar um carro com baixo consumo de combustível reduzirá as emissões de gases do efeito estufa. Embora seja uma pequena mudança, muitas pequenas mudanças algum dia levarão a uma mudança maior.

A reciclagem, sempre que possível, reduz muito a energia necessária para criar novos produtos. Quer sejam latas de alumínio, revistas, papelão ou vidro, encontrar o centro de reciclagem mais próximo ajudará na luta contra o aquecimento global.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O aquecimento global e o futuro

À medida que o aquecimento global progride, os recursos naturais serão ainda mais esgotados e haverá riscos de extinção da vida selvagem, derretimento das calotas polares, branqueamento e desintegração de corais, inundações e secas, doenças, desastre econômico, aumento do nível do mar, riscos populacionais, terras insustentáveis e muito mais. Como vivemos em um mundo caracterizado pelo progresso industrial e pelo desenvolvimento auxiliado pela ajuda de nosso ambiente natural, também corremos o risco de esgotar este ambiente natural e, portanto, de nosso mundo como o conhecemos. Com um equilíbrio racional entre a proteção do nosso meio ambiente e o desenvolvimento da tecnologia humana, viveremos em um mundo onde podemos simultaneamente desenvolver as capacidades da humanidade com a beleza e a necessidade de nosso ambiente natural.

Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...