Connect with us

Hi, what are you looking for?

Lua Jupiter e saturno
Lua Jupiter e saturno
(Imagem: WTSP)

Espaço

Júpiter e Saturno estarão alinhados após 800 anos, próximo deste Natal

Júpiter e Saturno ficarão mais próximos um do outro no céu noturno do que estiveram por quase 800 anos. A maior aproximação ocorrerá então no solstício de verão para o hemisfério sul.

A Grande Conjugação

Algo que não ocorre há quase oito séculos irá se repetir próximo do Natal este ano. Júpiter e Saturno estão se aproximando e, entre 16 e 25 de dezembro, estarão separados por apenas 1/5 do diâmetro de uma lua cheia.

Continua depois da publicidade

O fenômeno é chamado de “Grande Conjunção”. Há muito tempo, observadores do céu já o estudavam.

Durante a idade média, interpretações astrológicas, frequentemente catastróficas, estavam ligadas ao seu aparecimento. A crença se espalhou assim por toda a Europa no período, e existem registros disso em textos literários e populares da época.

Os planetas aparecerão então um único ponto de luz muito brilhante para quem observar o céu neste período.

Continua depois da publicidade

Alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros, ocorrendo uma vez a cada 20 anos ou mais, mas esse alinhamento é mais raro devido à maior proximidade dos planetas. O último alinhamento parecido com este ocorreu em 4 de março de 1226.

LEIA TAMBÉM: O primeiro buraco negro fotografado parece estar cintilando

Como observar

Para ter a melhor experiência de observação, você deverá estar mais próximo do equador. Mas, com o céu limpo, o alinhamento será visível em qualquer ponto da Terra. O par de planetas aparecerá no céu noturno por cerca de uma hora após o pôr do sol todas as noites, de acordo com astrônomos. Usando um telescópio, o espetáculo será ainda maior.

Continua depois da publicidade

Na noite de maior aproximação, 21 de dezembro, eles se parecerão então com um planeta duplo, separados por apenas 1/5 do diâmetro da lua cheia.

Mas quem está mais ao norte, infelizmente, terá menos tempo para ver o conjunto antes que os planetas fiquem abaixo do horizonte.

Os planetas serão brilhantes o suficiente no céu para serem visíveis no crepúsculo, que pode ser a melhor hora para ver o fenômeno para observadores nos EUA.

Continua depois da publicidade

Embora esse tipo de alinhamento não tenha ocorrido desde a Idade Média, ele acontecerá novamente em breve, por volta de março de 2080. Depois disso, Júpiter e Saturno não ficarão tão próximos até 2400.

LEIA TAMBÉM: Astronomia ameaçada? Os riscos da poluição no espaço

Outros fenômenos em 2020

Ainda nesse ano, ocorreu a conjunção entre Lua, Júpiter e Saturno. A lua, quase cheia, se uniu aos planetas em um triângulo brilhante incomum.

Continua depois da publicidade

Além disso, entre os dias 17 e 25 de dezembro, haverá uma chuva de meteoros que poderá ser vista do Hemisfério Norte. Ela acontece devido aos restos do cometa Tuttle. O fenômeno estará mais intenso na noite do dia 21 para o dia 22, melhor período para observação.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Animais

Há aproximadamente 400 anos houve uma grande onda de frio que assolou todo o globo terrestre. O gelo atingiu a ilha de Ellesmere no...

Animais

Com a capacidade de aprender a resolver problemas assim como os humanos, os polvos são uma das espécies mais inteligentes do oceano. Esses animais...

Animais

Um novo teste de inteligência em uma espécie cefalópode reforçou como é importante não subestimar a inteligência animal. Os chocos foram submetidos a uma...

Animais

O pequeno molusco pode até redesenhar a forma dos rios.