A vida do naturalista Fritz Müller em Santa Catarina

Dominic Albuquerque
Fritz viveu em Blumenau e Florianópolis no século 19. Imagem: Arquivo Histórico de Blumenau

No século XIX, o mundo se preparava para lidar com as revelações de Charles Darwin sobre a evolução das espécies. Mas o cientista não era o único na época a estudar essa área, e um dos seus grandes amigos foi Fritz Müller, um alemão que escolheu o Brasil como seu lar.

Ele nasceu em 1822, na Alemanha, mas em pouco tempo resolveu deixar o velho mundo para trás.

Após a Revolução de 1848 fracassar em seu país, Müller ficou insatisfeito com a monarquia reinante, e a incapacidade de transformarem a Alemanha num lugar democrático, com liberdades políticas.

Assim, resolveu partir para o Brasil, em 1852, aos trinta anos, com sua filha e esposa. Após ficar no litoral durante um mês, Müller resolveu comprar um território na colônia de Blumenau, onde foi acompanhado por seu irmão, Hermann Müller.

O Governo Provincial tinha entregue terras a Hermann Bruno Otto Blumenal dois anos antes de Müller chegar ao Brasil. O objetivo de Blumenal era fundar uma colônia agrícola, cuja população seria oriunda da Europa.

Blumenau, o lar de Müller (Unsplash)

Os dois se conheceram enquanto ainda estavam na Alemanha, quando trabalhavam num centro farmacêutico na cidade de Erfurt, onde Müller nasceu.

Em 2 de setembro de 1852, 17 colonos finalmente chegaram a Blumenau. A colônia logo se tornaria uma das maiores na América do Sul, tornando-se influente tanto na indústria como no setor agrícola brasileiro.

A vida do naturalista Fritz Müller e seus estudos científicos no Brasil

Müller escolheu a Garcia como seu lar, um local no sul da colônia. Até hoje, o ribeirão contém grande quantidade de plantas, pássaros e peixes de diversas espécies, o que certamente serviu como um ponto de estudo para o naturalista. Contudo, seus primeiros anos se dedicaram a um trabalho físico, o qual Müller muito apreciava, sentindo-se bem com a vida da enxada e machado.

Esse apreço por ambientes naturais e simples o acompanharia ao longo da vida. Em 1856, Hermann Blumenal indicou Müller para se tornar professor na província.

Ele se mudou de casa a pé, e afirmou que, no caminho, passou por grandes trechos da praia. Lá, encontrou uma diversidade de animais valiosa, que despertou nele os antigos anseios por pesquisar sobre a fauna marinha.

MAT 142515Fritz Muller Eraldo Schnaider
Museu de Ecologia Fritz Müller.

Dividiu-se, então, entre ensinar a seus alunos e estudar a flora e fauna nativas. Após ler o livro mais famoso de Darwin, “A Origem das Espécies”, o naturalista resolveu colocar suas ideias a prova.

Ele estudou a respiração de caranguejos pertencentes a diferentes espécies, registrando que as criaturas tinham habilidades especiais para viver na superfície.

Ao estudar camarões e outros crustáceos, constatou que ambos tinham uma fase larval, o que apontava uma semelhança nos seus antepassados.

O naturalista registrou suas descobertas no livro “Für Darwin”, que chamou a atenção da comunidade científica e inclusive do próprio cientista britânico. Fritz então se tornou pesquisador do governo.

A vida do naturalista Fritz Müller teve conquistas acadêmicas, também. O cientista foi convidado a lecionar na Alemanha, onde viveu por 11 anos. Contudo, retornou ao Brasil em 1867, para Blumenal, novamente, onde morreu aos 75 anos, no ano de 1897. Hoje, a casa onde morou se tornou o Museu de Ecologia Fritz Müller, onde se mantém os trabalhos e memórias do alemão.