Ideia de Darwin está sendo utilizada para salvar florestas

Jamille Rabelo

Há 162 anos, em 1859, o biólogo Charles Darwin observou que uma maior diversidade de plantas presente na floresta ajuda no crescimento delas, ao invés de plantas com poucas espécies em um local.

Atualmente, os cientistas estão tentando padronizar essa teoria para aplicar em técnicas de cultivo, melhorando o crescimento das florestas e no armazenamento de carbono.

A Association of Applied Biologists (AAB), iniciativa do Reino Unido que reúne cientistas e legisladores de vários países, tem debatido como a ideia de Darwin pode resultar em árvores mais saudáveis e capazes de absorver e armazenar mais carbono.

Plantar de forma consciente

No entanto, a questão não é apenas plantar mais árvores, mas sim entender o sistema florestal de cada lugar. Dessa forma, haverá maior possibilidade de sucesso ao plantar uma maior diversidade de árvores.

Segundo os cientistas da AAB, se o plantio for realizado sem planejamento, pode até prejudicar a floresta. Seguindo a teoria de Darwin, a diversidade de plantio de espécies garante a saúde das florestas, prologando também seu tempo de vida.

Florestas que apresentam uma maior diversidade e com harmonia entre as espécies, tendem a crescer até quatro vezes mais fortes e saudáveis do que florestas com menos espécies. Além de uma maior captura de carbono, as árvores apresentam maior resistência contra doenças, mudanças climáticas e climas extremos.

A seleção natural, teoria também criada por Darwin, garante a adaptação de espécies nessas condições adversas. No entanto, as mudanças climáticas são bem mais rápidas do que as adaptações que as espécies conseguem desenvolver.

i526913
Árvores em florestas mais diversificada crescem mais saudáveis e mais rápidas. A imagem da direita mostra uma árvore de 11 anos que foi plantada em uma floresta diversa. Imagem: AAB.

Os pesquisadores da AAB conseguiram colocar em prática a teoria em uma propriedade de Norbury Park, na região central da Inglaterra. O resultado é uma área verde que consegue capturar mais de 5.000 toneladas de dióxido de carbono anualmente.

O governo inglês estabeleceu alguns requisitos para o plantio responsável de árvores em grande escala, constantemente revisados e aprimorados. Mas ainda é necessário ponderar outras questões, como quais espécies plantar, onde e o que fazer após elas crescerem.

“Precisamos que as florestas sejam uma resposta prática, confiável e justa às nossas crises de clima e biodiversidade, e Darwin nos mostrou o caminho”, disse a equipe.