As baleias de barbatanas, ou misticetas, possuem barbatanas que filtram o alimento da água do mar. Já as baleias dentadas, ou odontocetos, têm dentes e caçam ativamente peixes, lulas e outras criaturas marinhas. Golfinhos e botos têm dentes e também pertencem ao grupo dos odontocetos.
Outra diferença entre as baleias de barbatanas e as baleias dentadas é o orifício no topo da cabeça. As baleias de barbatanas têm dois enquanto as baleias dentadas possuem apenas um. Existem apenas 14 espécies de baleias de barbatanas e são geralmente maiores do que as 76 espécies de baleias dentadas, com exceção da poderosa cachalote, a maior baleia dentada.
Baleias de barbatanas ou misticetas
As baleias de barbatanas possuem enormes tamanhos. A maior criatura da Terra é uma a baleia-azul.
As baleias misticetas são apropriadamente apelidadas de “grandes baleias”, no entanto, se alimentam de pequenos e abundantes animais do oceano; são especialistas em alimentação por filtragem e visam cardumes de pequenos peixes ou nuvens de zooplâncton e krill no mar.
Suas barbatanas são feitas de um material semelhante a unhas humanas e chifres de animais; são fortes, flexíveis e macias nas extremidades, mais como cerdas em uma escova. Enormes volumes de água do mar são filtrados através das barbatanas que retêm pequenas criaturas marinhas em enormes quantidades.
Baleias-francas e baleias-da-groenlândia se alimentam nadando lentamente, de boca aberta, através de densas manchas de água. Já as baleias-jubarte, baleias-azuis e baleias-fins são devoradores; as suas gargantas são expansíveis e permitem-lhes engolir grandes quantidades de água do mar e peneirar as suas presas; as baleias-cinzentas são alimentadoras de fundo e peneiram as presas da lama no fundo do mar.
Comportamento das baleias misticetas
A maioria das baleias de barbatanas são migratórias e tendem a seguir o mesmo padrão migratório. Algumas, tais como as baleias-jubartes e as baleias-cinzentas fazem migrações muito longas e sazonais.
O nosso entendimento do motivo da migração é que elas enfrentam um dilema. Há muito mais comida para baleias nos oceanos polares frios, mas estes ambientes são arriscados e desafiantes para as baleias recém-nascidas vulneráveis que nascem em mares mais quentes.
Dessa forma, a solução da baleia para isto é alimentar-se em zonas de água fria durante o máximo de tempo possível nos meses de verão e depois nadar para águas mais quentes e calmas para reprodução. Nem todas as baleias misticetas migram; a baleia-de-bryde, a baleia-da-groenlândia e a baleia-sei não realizam migração.
As baleias de barbatanas não ecolocalizam, mas produzem sons para comunicar-se umas com as outras, exibir e atrair companheiros, afastar competidores e estabelecer territórios. Cada espécie de baleias de barbatanas utilizam uma variedade de sons diferentes, incluindo o canto, gemidos e impulsos curtos.
Os tamanhos dos grupos de baleias de barbatanas são geralmente pequenos; muitas vezes parecem estar sozinhas, mas encontram-se em contato acústico com outras. Grandes grupos dessas baleias são geralmente incomuns.
As baleias de barbatanas estão agrupadas em quatro famílias: baleia-rorqual; baleia-franca; baleia-cinzenta; e baleia-franca-pigmeia. No entanto, o número exato de espécies (atualmente 15) e as suas relações umas com as outras ainda são incertos, uma vez que os cientistas estão encontrando novas espécies dentro das espécies já conhecidas.