A Tailândia é um pequeno país da Ásia ao sul da China. Assim como diversos de seus países vizinhos, a Tailândia possui uma enorme floresta tropical que é o lar de centenas de espécies de animais, incluindo grandes mamíferos. Desses últimos, os elefantes-indianos são os maiores e frequentemente eles atravessam estradas e rodovias do país. Por esse motivo, um pequeno filhote de elefante da subespécie foi atropelado por uma motocicleta no dia 20 de dezembro. Contudo, a parte da curiosa da história é que um socorrista da equipe de cuidados médicos, Mana Srivate, salvou a vida do filhote fazendo uma Reanimação Cardiopulmonar (RCP).
Srivate trabalha, por conseguinte, como socorrista há 26 anos e relata que esse foi um caso emocionante, a primeira vez que precisou realizar RCP em um filhote de elefante. “Quando o bebê elefante [começou] a se mover, eu quase chorei.”, contou o socorrista à Reuters. O vídeo do momento da reanimação viralizou na internet nos últimos dias (abaixo) e mostra o filhote de elefante sendo socorrido. Após aproximadamente 10 minutos o animal conseguiu se levantar e voltar à floresta.
O que aconteceu com o filhote de elefante
Animais selvagens podem facilmente sofrer problemas do coração em contato com humanos. Nesse sentido, quando a quantidade de adrenalina no corpo do bicho aumenta demais, os músculos cardíacos podem parar de funcionar normalmente, o que pode causar a morte em alguns minutos. No caso do filhote de elefante-indiano, o impacto com a moto causou uma parada cardiorrespiratória que certamente levaria o animal à morte.
Mana Srivate também conta que era possível ouvir o resto da manada de elefantes nos arredores, chamando pelo filhote. A presença dos animais adultos poderia ter sido um agravante muito maior da situação. Isso porque os elefantes-indianos podem ser violentos quando ameaçados e ainda mais violentos quando seus filhotes estão em alguma encrenca. Felizmente a equipe de resgate não teve contato com o grupo de animais adultos e Srivate pôde terminar a ressucitação com sucesso.
Vale lembrar que, de forma geral, os elefantes-indianos não são violentos. Eles ademais são menores e menos territorialistas que seus primos africanos. Os elefantes-indianos, além do mais, são uma subespécie dos elefantes-asiáticos que podem atingir até 3,5 metros de altura e pesar 5 toneladas.
O que é reanimação cardiopulmonar?
Quando acontece uma parada cardiorrespiratória, o coração para de bombear o sangue para todo o corpo. Assim, o cérebro não recebe o abastecimento de oxigênio necessário para funcionar, e a vítima acaba perdendo a consciência. Isso causa também uma seguinte parada na respiração, fazendo com que o oxigênio no sangue caia ainda mais.
A reanimação cardiopulmonar ou cardiorrespiratória, por sua vez, busca fazer o coração voltar ao funcionamento normal. Desse modo, o que um socorrista faz é uma compressão rítmica da região onde o coração está. Isso pode estimular os músculos cardíacos a voltar a funcionar, bombeando o sangue novamente para o corpo e para o cérebro, de forma que o animal volte à consciência. Não só socorristas usam essa técnica, mas também veterinários.
Esse processo, portanto, foi o que salvou a vida do filhote de elefante e permitiu que o bicho voltasse para a natureza quase como se nada tivesse acontecido. O piloto da moto felizmente também saiu quase ileso, apenas com alguns ferimentos leves.