Após 800 anos de dormência, o vulcão Fagradalsfjall entrou em erupção em 19 de março de 2021. O vulcão na península de Reykjanes, na Islândia, ainda está expelindo lava e expandindo seu campo de fluxo três meses depois.
A progressão do fluxo de lava de março, maio e junho de 2021 é retratada nas imagens em cores naturais acima. Em março, o solo ao redor do vulcão ainda estava coberto de neve. Em maio e junho, as áreas mais escuras mostram onde a lava resfriou e se acumulou no fundo do vale. Fluxos de lava laranja aparecem quando ainda estão quentes. O Operational Land Imager (OLI) no Landsat 8 capturou todas as imagens.
Em 3 de maio, o fluxo de lava havia sido amplamente contido em uma cratera principal, uma quinta fissura que se abriu em abril, de acordo com o Icelandic Met Office. Os fluxos de lava romperam uma barreira artificial construída para contê-la no final de maio, e a lava continuou a fluir para o sul em direção ao vale de Nátthagi. A trilha de caminhada mais popular para o local da erupção foi interrompida pelo fluxo de lava. Os fluxos de lava cobriram uma área total de 3 quilômetros quadrados (cerca de 1 milha quadrada) em 15 de junho, com um volume de 63 milhões de metros cúbicos.
Autoridades na Islândia estão preocupadas com o fato de que, se a erupção continuar, a lava fluirá para o sul e cruzará a Suurstrandarvegur, uma estrada que conecta a península de Reykjanes ao sul da Islândia e é usada para transportar mercadorias. O fluxo de lava pode continuar em direção ao oceano após cruzar a estrada.