Em Marte, a lama está fluindo como se fosse lava

SoCientífica
A cratera circular em colapso de um vulcão de lama no Azerbaijão Crédito: Petr Bro & zcaron; (Academia Checa de Ciências)

O mistério de alguns fluxos semelhantes a lava em Marte foi resolvido por cientistas. Segundo um estudo recente, a lama está fluindo como se fosse lava no planeta vermelho.

Existem dezenas de milhares de formas de relevo na superfície marciana, geralmente situadas onde existem canais maciços vasculhados na superfície por líquidos antigos fluindo rio abaixo.

Esses canais são extremamente longos, estendendo-se por centenas de quilômetros de comprimento e geralmente com mais de dezenas de quilômetros de largura. Acredita-se que sejam o resultado de grandes inundações envolvendo enormes massas de água comparáveis ​​às maiores inundações já conhecidas por terem ocorrido na Terra. Quando a água penetra no subsolo, pode emergir novamente como lama.

LEIA TAMBÉM: Antigos sistemas fluviais em Marte vistos em detalhes incomparáveis

Uma equipe de pesquisadores europeus simulou o movimento da lama na superfície de Marte, com os resultados publicados na Nature Geoscience.

Usando a Câmara de Marte na Universidade Aberta, os cientistas recriaram a temperatura da superfície e a pressão atmosférica de Marte como parte de uma simulação de condições da Terra e de Marte.

Os pesquisadores realizaram experimentos a baixa pressão e com temperaturas extremamente baixas (-20 ° C) para recriar o ambiente marciano. Eles descobriram que a lama que flui livremente sob condições marcianas e se comporta de forma diferente da Terra, devido ao congelamento rápido e à formação de uma crosta gelada. Isso ocorre porque a água não é estável e começa a ferver e evaporar. A evaporação remove o calor latente da lama, fazendo com que ela congele.

Lama congelada após fluir sob condições de pressão e temperatura como as encontradas em Marte. As formas e cavidades dos lobos são normalmente associadas à lava na Terra. Crédito: © Broz et al./Nature Geoscience
Lama congelada após fluir sob condições de pressão e temperatura como as encontradas em Marte. As formas e cavidades dos lobos são normalmente associadas à lava na Terra. (Crédito: © Broz et al./ Nature Geoscience)

Sob condições marcianas, os fluxos experimentais de lama geraram formas semelhantes às da lava “pahoehoe” que ocorrem frequentemente no Havaí ou na Islândia na Terra, que esfria para formar superfícies onduladas e lisas. No experimento, isso aconteceu quando a lama líquida derramou devido a rupturas na crosta congelada e depois congelou.