Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Cientistas estão certos de que há poças de água salgada em Marte

Indícios indicam a presença de água salgada em Marte. Mas, será que assim organismos terrestres poderiam sobreviver no Planeta Vermelho

água salgada em Marte
Pesquisadores acreditam que Marte pode conter água salgada

Um estudo recente mostrou que podem existir poças de água salgada em Marte, mas as condições não são tão interessantes para a vida. Bom, pelo menos para a vida como conhecemos. Então, essa não é uma das notícias mais animadoras para aqueles organismos que pensam em colonizar o Planeta Vermelho, por outro lado, o planeta não poderia ser contaminado por micróbios terráqueos.

De fato, água líquida pura não consegue durar na superfície gelada de Marte. Mas se misturada a alguns sais, poderia. As sondas Curiosity e Phoenix conseguiram identificar sais como percloratos no solo marciano. Então os pesquisadores passaram a sugerir que esses sais podem levar ao surgimento de poças de água salgada em Marte.

Encontraram água salgada em Marte?

Por enquanto os pesquisadores ainda não localizaram água salgada líquida em solo marciano. Entretanto, existem indícios de água escorrendo no subsolo, além da possibilidade da existência de um lago no polo sul do Planeta Vermelho.

Continua depois da publicidade

Os pesquisadores conseguiram descobrir que um tipo de salmoura poderia continuar líquida pouco centímetros abaixo da superfície de Marte por até 6 horas seguidas, em 40% do planeta. Mas, a água salgada em Marte nunca ficaria acima de -48ºC, ou seja, 25ºC abaixo da tolerância conhecida para vida em nosso planeta.

TALVEZ VOCÊ GOSTE: Podemos terraformar Marte? Não tão cedo, segundo um recente estudo

Essas informações são úteis para uma possível missão humana à Marte. Entretanto, expedições que buscam por água líquida podem estar sujeitas a protocolos rígidos de proteção, que servem para reduzir o risco de contaminação da Terra. Por fim, caso essas salmouras sejam inabitadas por organismos da Terra, as buscas podem sofrer restrições em futuras explorações.

Continua depois da publicidade

Curiosidades sobre Marte

Talvez exista água salgada em Marte, embora isso ainda não tenha sido comprovado, mas tem outras coisas certas. Por exemplo a atmosfera, que é formada principalmente por dióxido de carbono, nitrogênio e argônio, entre outras substâncias. Aliás, existem pequenas quantidades de água na atmosfera.

Como a atmosfera em Marte é menor do que em outros planetas, isso dificulta a presença de água líquida na superfície do Planeta Vermelho. Dessa forma, tudo é como se fosse um deserto, inclusive é lá onde está o Monte Olimpo, com aproximadamente 27 quilômetros de altura e 600 quilômetros de diâmetro, a maior montanha do Sistema Solar.

LEIA TAMBÉM: Cientistas descobrem evidências do primeiro grande corpo de água líquida em Marte

Continua depois da publicidade

Existem algumas formações geológicas que sugerem ter havido água líquida no passado marciano. A região do Valles Marineris, por exemplo, tem 200 quilômetros de largura e 7 de profundidade, superando todos os cânions da Terra, menos a região meso-atlântica, com 16 quilômetros.

Marte tem a metade do diâmetro da Terra, sendo bem mais frio. Aliás, a temperatura média é de -60ºC, podendo cair ainda mais nos polos durante o inverno.

O estudo foi publicado na Nature Astronomy, acesse para conferir na íntegra.

Continua depois da publicidade
Erik Behenck
Publicado por

Erik Behenck é jornalista, adora novas descobertas e apaixonado pela escrita.


Populares hoje