Vídeo: tubarão-branco salta a poucos metros de barco de turistas

Mateus Marchetto
Imagem: Reprodução / Youtube

Um grande tubarão-branco surpreendeu turistas em um barco de passeio na Península de Eyre, no sul da Austrália. Imagens feitas por observadores no barco mostram o momento em que o grande tubarão pula para fora d’água a poucos metros de distância do barco.

De acordo com o guia do barco, Andrew Wright, o tubarão de aproximadamente 3 metros atacou quando ele estava puxando a linha de isca. O animal, ademais, também passou bastante perto das gaiolas de mergulho que estavam submersas logo à frente do barco.

“Houve muitas comemorações e animação, então todo mundo estava certamente impressionado,” disse Wright ao Nine News. O guia também afirma que é raro que os tubarões-brancos saltem tão perto de barcos desta maneira.

Confira o momento em que o tubarão de três metros sai do oceano e chega a jogar água nos turistas à frente:

Felizmente, nem o tubarão nem os turistas tiveram qualquer incidente após a aparição do animal.

Por que o tubarão-branco salta da água?

O tubarão-branco é uma das maiores e mais conhecidas espécies de tubarão, podendo atingir 6 metros de comprimento e mais de uma tonelada. Ou seja, é bastante provável que o animal que aparece no vídeo saltando perto dos turistas seja ainda jovem.

Normalmente, os tubarões-brancos (Carcharodon carcharias) caçam focas, leões-marinhos e tartarugas. Acontece que, geralmente o predador atinge suas presas desavisadas de baixo para cima, ou pelos lados.

great white shark gbba0c078e 1920
Imagem: MLbay / Pixabay

Com um corpo aerodinâmico e cheio de estruturas para deslizamento na água, a espécie consegue atingir quase 60km/h em curtas explosões de velocidade. Isso faz com que, ao atingir a presa com uma mordida letal, o tubarão também acabe voando para fora da água por conta da própria velocidade.

Além disso, os tubarões brancos ainda têm diversas fileiras de dentes serrilhados, aliados a uma boca de quase 1 metro de diâmetro. Para ajudar, a mandíbula superior do bicho é móvel (diferentemente da nossa, que é fixa) e pode se abrir em ângulos de 40 graus.

Compartilhar