Vídeo mostra grande tubarão-branco caçando uma foca

Giovane Sampaio
Mandíbula de um tubarão-branco. Imagem: GettyImages

Um grande tubarão-branco (Carcharodon carcharias) atacou uma foca em águas calmas perto da costa do Cabo Cod recentemente, e um observador em um barco gravou o ataque.

Grandes tubarões brancos estão em águas costeiras até o fim de novembro, como este tubarão demonstrou em 7 de novembro perto da ponta sul da Ilha Monomoy, um trecho arenoso que se estende por 13 quilômetros a sudoeste de Chatham, Massachusetts.

A Atlantic White Shark Conservancy (AWSC), uma organização de conservação de tubarões, compartilhou imagens do ataque em um tweet na sexta-feira (19 de novembro). Um barqueiro identificado como R. Nossa gravou dois vídeos, cada um com 32 segundos de duração e mostrando a barbatana dorsal de um tubarão subindo brevemente acima da superfície da água, acompanhado de muito sangue.

Como grande parte do ataque aconteceu à distância e debaixo d’água, é difícil dizer o que está acontecendo no vídeo, mas os oficiais da AWSC descreveram o ataque como “predação de focas” em um tweet. Focas do porto (Phoca vitulina vitulina) e focas cinzentas (Halichoerus grypus atlantica) são as focas mais comuns encontradas perto do Cabo Cod. De acordo com o Center for Coastal Studies em Provincetown, Massachusetts, os grandes tubarões brancos são presas de ambas as espécies.

O grande tubarão-branco é uma das espécies mais comuns de tubarão do planeta. De acordo com o ReefQuest Centre for Shark Research em Vancouver, Canadá, eles vivem em águas costeiras em todo o mundo onde as temperaturas da superfície do mar variam de 45 a 81 graus Fahrenheit (7 a 27 graus Celsius). Segundo a AWSC, os tubarões frequentam a área do Cabo Cod especialmente durante os meses de “pico” do final do verão e início do outono.

Entretanto, nas últimas décadas, os esforços de conservação para proteger os tubarões e as focas resultaram em aumento da população tanto para o predador quanto para as presas. Como resultado, houve um aumento de avistamentos de tubarões nas águas da Nova Inglaterra, com alguns tubarões se aproximando em até 3 metros da costa, de acordo com a Universidade de Boston.

Compartilhar