Como converter Fahrenheit para Celsius

Mateus Marchetto
Imagem: Chillsoffear / Pixabay

Ao ler um artigo, notícia ou assistir conteúdo dos Estados Unidos, frequentemente é possível encontrar uma unidade de temperaturas um tanto estranha. Os graus Fahrenheit são a unidade padrão de temperatura nos EUA, enquanto a maior parte do mundo adere ao familiar Celsius.

Como as escalas de temperatura apresentam valores diferentes para uma mesma quantidade de calor, a conversão entre as duas é necessária, especialmente em pesquisas científicas. A fórmula para essa conversão, ademais, é a seguinte:

image

Nesta equação, F é o valor em Fahrenheit que queremos converter em Celsius, enquanto C é o valor da mesma temperatura convertida. Vale comentar que, usando essa mesa equação, também podemos fazer o caminho inverso. Ou seja, converter uma temperatura em Celsius para Fahrenheit.

Vejamos um exemplo, para simplificar. Vamos supor que queremos converter 77°F em °C.

Primeiro, precisamos substituir o valor de F:

image 1

Ficamos com:

image 2

Realizando a multiplicação e a divisão acima, temos que C = 25. Assim, 77°F é a mesma coisa que 25°C.

Atalhos para essa conta e o Sistema Internacional para temperaturas

Nem sempre é viável fazer toda a conta acima rapidamente para realizar a conversão das duas temperaturas. Por isso mesmo a maioria dos aparelhos eletrônicos já vem equipada com sistemas de conversão que se baseiam na fórmula acima, bem como outras fórmulas para outras escalas de temperatura.

Ainda, alguns valores mais comuns de temperatura estão na tabela a seguir:

FahrenheitCelsius
-40 F-40 C
-30 F-34 C
-20 F-29 C
-10 F-23 C
0 F-18 C
10 F-12 C
20 F-7 C
32 F0 C
40 F4 C
50 F10 C
60 F16 C
70 F21 C
80 F27 C
90 F32 C
100 F38 C

A escala de Fahrenheit, por conseguinte, foi criada pelo cientista alemão Daniel Fahrenheit ainda em 1714. À época, Fahrenheit usou um termômetro de mercúrio – que ele também inventou – para criar a escala. No ponto de 0°F, o cientista mediu a temperatura de uma solução de gelo, água e cloreto de amônio. Para o valor de 100°F, ele definiu a temperatura de uma pessoa com febre.

Celsius, por outro lado, se baseia nas temperaturas de congelamento e ebulição da água. Por esse motivo, inclusive, a 1 atm, a água pura congela a 0°C e ferve a 100°C. Vale lembrar que a pressão pode modificar a temperatura de ebulição/congelamento da água. No topo de uma montanha, onde a pressão é menor, a água ferve a temperaturas menores.

Ainda assim, a escala em Celsius não é adotada oficialmente pelo Sistema Internacional – apesar de ser a mais usada. Em vez disso, a escala de Kelvin utiliza a quantidade de movimento de moléculas para quantificar o calor e, portanto, compõe a unidade oficial do SI. 0K, por exemplo, é o ponto de menor movimento das moléculas de um dado sistema. Teoricamente, aliás, é impossível atingirmos essa temperatura.

Compartilhar