Veja as últimas imagens da sonda Roseta, capturadas antes de colisão com um cometa

Wellington Reis
Ilustração da sonda Rosetta. Imagem: Divulgação/ESA

No dia 30 de setembro de 2016, depois de dois anos de missão, o Rosetta caiu na superfície do cometa Tchouri. Após um ano, a ESA publicou uma última foto tirada antes da perda definitiva de contato.

Mesmo sem emoção, os terráqueos descobriram algumas dezenas de minutos depois de sua emissão, as últimas imagens da nave da Agência Espacial Europeia, que foram tiradas a 23,3-26,2 metros do mar. O local foi denominado Sais.

Depois, foi o fim. A Rosetta danificada adormeceu atrás de um cometa, não tão longe da sonda Philae, que deixou a Terra com ela, doze anos e meio antes.

Como a última foto de Rosetta foi reconstruída?

Depois de um ano dos eventos, a ESA publica a foto tirada pela sonda espacial.

Mesmo que seja um pouco confuso, dá para discernir diferentes elementos do terreno.

A resolução é de 2 mm por pixel e a foto cobre cerca de um metro. Desse modo, a Rosetta estava então a cerca de 19,5 metros do solo.

Por que não tínhamos visto isso antes?

A verdade é que esta imagem é uma reconstrução que a equipe de câmeras do Osiris fez a partir dos últimos pacotes de telemetria transmitidos pela Rosetta.

“Mais tarde, encontramos alguns pacotes de telemetria em nosso servidor e pensamos, ‘uau, isso pode dar outra imagem”, comenta Holger Sierks, chefe do instrumento.

Após três pacotes (foram necessários seis para fazer uma imagem), as transmissões pararam.

É, então, a partir dos 12.228 bytes recebidos que a equipe trabalhou para modelar a imagem, tornando-a reconhecível, ao contrário do processamento automático de software.

E isso, portanto, é para o maior prazer dos nossos olhos .

Por que não podemos ver estrelas nas fotos de astronautas em passeios espaciais ou lunares?

i394656
Foto: Bob Behnken

As estrelas não são visíveis porque são muito fracas. Os astronautas em seus trajes espaciais brancos parecem bastante brilhantes, então eles devem usar velocidades de obturador curtas e grandes f/stops para não expor demais as fotos. Com essas configurações de câmera, porém, as estrelas não aparecem.

A mesma coisa acontece se você tentar tirar uma foto de alguém sob um céu escuro e estrelado. Para deixar a pessoa perfeitamente exposta, você deve usar um flash ou alguma outra fonte de luz e definir sua câmera de acordo.

Quando você faz isso, não há como ver as estrelas ao fundo. Para ver as estrelas, você precisa de longas exposições e aberturas bem abertas. Mas com essas configurações, o assunto da imagem pareceria escuro e desfocado.

Os astronautas tiraram muitas fotos das estrelas em órbita, e muitas delas estão disponíveis no site da NASA, mas, infelizmente, não com astronautas que caminham no espaço em primeiro plano. Assim como a sonda Rosetta.