Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Descoberto tubarão incomum que come plantas

Tubarão omnívoro? Sim, segundo uma interessante pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade da Califórnia.

O paladar dos tubarões já é conhecimento de todo mundo. Mas para a cientista Samantha C. Leigh, da Universidade da Califórnia, era necessário aprofundar esse assunto um pouco mais com seus colegas Yannis Papastamatiou e Donovan P. German. O tubarão estudado foi o Sphyrna tiburo, também conhecido por tubarão-de-pala.

Este pequeno peixe de pouco mais de um metro, nadador de águas rasas ao longo das costas americanas, norte e sul, Atlântico e Pacífico, aprecia crustáceos e peixes, mas também come… ervas. Foi encontrado traços de até 62% no trato digestivo de tubarões mais jovens.

As plantas consumidas não são algas, mas sim plantas floríferas que formam herbários, como posidônias e a enguia. No entanto, o sistema digestivo destes tubarões é idêntico ao dos seus primos totalmente carnívoros.

Para entender melhor a dieta do tubarão-de-pala, zoólogos colocaram eles em um tanque e os alimentaram por três semanas em uma dieta que consistia em 90% de “grama de tartaruga” (Thalassia testudinum, um primo da Posidonia) e cefalópodes. As plantas tinham sido previamente cultivadas num meio enriquecido em 13CO2, ou seja, com o isótopo 13 de carbono (12 sendo o mais comum).