Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Descoberto tubarão incomum que come plantas

Tubarão omnívoro? Sim, segundo uma interessante pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade da Califórnia.

O paladar dos tubarões já é conhecimento de todo mundo. Mas para a cientista Samantha C. Leigh, da Universidade da Califórnia, era necessário aprofundar esse assunto um pouco mais com seus colegas Yannis Papastamatiou e Donovan P. German. O tubarão estudado foi o Sphyrna tiburo, também conhecido por tubarão-de-pala.

Este pequeno peixe de pouco mais de um metro, nadador de águas rasas ao longo das costas americanas, norte e sul, Atlântico e Pacífico, aprecia crustáceos e peixes, mas também come… ervas. Foi encontrado traços de até 62% no trato digestivo de tubarões mais jovens.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

As plantas consumidas não são algas, mas sim plantas floríferas que formam herbários, como posidônias e a enguia. No entanto, o sistema digestivo destes tubarões é idêntico ao dos seus primos totalmente carnívoros.

Para entender melhor a dieta do tubarão-de-pala, zoólogos colocaram eles em um tanque e os alimentaram por três semanas em uma dieta que consistia em 90% de “grama de tartaruga” (Thalassia testudinum, um primo da Posidonia) e cefalópodes. As plantas tinham sido previamente cultivadas num meio enriquecido em 13CO2, ou seja, com o isótopo 13 de carbono (12 sendo o mais comum).

LEIA TAMBÉM: Cinegrafistas gravam misterioso grupo gigante de arraias ‘voando’

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Amostras semanais de sangue foram tiradas para rastrear o carbono 13 nas moléculas do pequeno tubarão.

Cerca de 59% da matéria orgânica das plantas foi metabolizada. Melhor ainda, pesquisadores identificaram na parte posterior do intestino a atividade de uma enzima, a beta-glucosidase, sintetizada por microorganismos e que degrada muitas moléculas orgânicas, como a celulose.

O tubarão-de-pala é um autêntico omnívoro. O zoólogo deve olhar para ele de forma diferente. O ecologista também, que terá que incluí-lo de forma diferente no ecossistema do herbário tropical.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

FONTE / Jean-Luc Goudet, Futura-Sciences

LEIA TAMBÉM: Árvore deveria estar morta, mas está viva; o mistério é revelado

Uma versão deste artigo foi publicado anteriormente em Junho de 2019.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.