Descobertos os primeiros fósseis de filhotes de Tyrannosaurus rex

Amanda dos Santos
Imagem: Getty Images/Science Photo Library RF

Um fóssil do que pode ser um embrião de tiranossauro mostra características do gigantesco predador quando ainda era um tiranossauro (Tyrannosaurus rex) bebê, como um crânio do tamanho de um rato e um “queixo distinto”.

Os autores do estudo tiraram essas conclusões ao encontrarem uma garra do dedo do pé de um bebê tiranossauro em Alberta, Canadá, em 2017.

O que os levou à análise também de uma mandíbula do mesmo animal bebê, encontrado em Montana no ano de 1983. Essa mandíbula ainda não tinha sido analisada por ser muito delicada para ser removida da rocha ao redor.

Agora que o estudo começou, estes fósseis revelaram vários segredos sobre esses tiranossauros bebês.

Até porque esses achados são extremamente raros e os primeiros desse tipo no mundo, como disse o pesquisador Gregory Funston, também paleontólogo da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

Fósseis extremamente raros de Tyrannosaurus rex

Até o momento, nunca haviam sido encontrados ossos que fossem parecidos com embriões. Ou seja, tiranossauros juvenis são muito raros.

A pesquisa ainda não foi publicada em um periódico revisado por pares, mas foi apresentada online no dia 13 de outubro em uma conferência anual da Society of Vertebrate Paleontology, feita virtualmente devido à pandemia da COVID-19.

escala do tiranossauro
Para a escala, aqui estão as reconstruções dos bebês tiranossauros em comparação com um tiranossauro Albertosaurus adulto (à esquerda) e o pesquisador principal Gregory Funston. (Gregory Funston, 2020)

A pequena mandíbula de tiranossauro tem 2,9 centímetros e possui oito dentes. Por estar presa na rocha, os pesquisadores escanearam a mandíbula com um acelerador de partículas. Essa técnica permite imaginar o fóssil sem precisar escavá-lo.

Apesar do tamanho em miniatura do maxilar, ele se parece muito com outras mandíbulas de tiranossaurídeos juvenis, disse Funston. “Ele tem um sulco profundo no interior e um queixo distinto, características que distinguem os tiranossauros de outros dinossauros carnívoros.”

O pós-doutorando Christopher Griffin, associado ao Departamento de Ciências da Terra e Planetárias da Universidade de Yale, relatou que essas características mostram que a mandíbula é realmente de um Tyrannosaurus rex, por mais imaturo que eles sejam. Griffin não esteve envolvido na pesquisa, mas participou da conferência.