Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Saiba a verdade por trás deste favo de mel em forma de coração

Favo de mel em forma de coração original
(Imagem: Brian Fanner)

Há algum tempo esta imagem de um favo de mel em forma de coração se tornou viral nas redes sociais. Esta de fato é uma foto meiga e bem chamativa, além disso, não é algo com o que você espera se deparar enquanto navega na internet. Mas ela é verdadeira ou seria uma mera manipulação de imagem?

Muitas pessoas compartilharam a mídia alegando que as abelhas haviam criado o design estranho do favo de mel sozinhas. 

Todos adoram uma história de abelhas

A imagem em questão não é recente, ela viraliza vez ou outra desde 2013. Mas você não deixaria de ter razão se ficasse um pouco cético com essa história.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

LEIA TAMBÉM: Abelha azul raríssima, pensada estar extinta, é reencontrada na natureza

Em uma investigação rápida pela internet você pode perceber que a imagem passou a ter mais alcance após uma publicação da do National Trust do Reino Unido em 2015. Na publicação, a página do Facebook afirmava que a imagem era verídica e indicava o autor da foto.

https://www.facebook.com/nationaltrust/photos/have-you-ever-seen-honeycomb-as-beautiful-as-this-our-bees-at-bodiam-castle-nt-h/10153637456163586/

Afinal, as abelhas fizeram ou não o belo favo de mel em forma de coração?

Steve Byrne, um usuário do Twitter que, ficou meio cético quanto a veracidade da imagem conseguiu solucionar este mistério.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Ele entrou em contato com o autor da foto, Brian Fanner, que a publicou pela primeira vez em 2013. Ele confirmou que a imagem é verdadeira, entretanto, as abelhas tiveram uma ‘ajudinha’ para trabalhar o formato de coração.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10152144265579924&set=o.205367962842588&type=3&theater

Uma receita simples

Farner disse que as “abelhas têm ‘sensibilidade artística’ para criarem essa forma ‘para aumentar o fluxo de ar”, e que, sabendo disso ele criou a colmeia para incentivar a forma, usando ranhuras em forma de coração em uma tela fixada com cera de abelha. Depois as abelhas apenas construíram os favos sobre o padrão, da forma que conseguiram.

Favo de mel em forma de coração
(Imagem: Brian Fanner / Facerbook)

Ainda segundo Fanner, esta foi uma manipulação muito simples, criada para sua esposa. E eles comeram o mel juntos.

Revelação favo de mel em forma de coração
(Imagem: Steve Byrne / Twitter)

VOCÊ PODE GOSTAR: Em vídeo, abelhas se ‘reúnem para remover tampa de garrafa de mel’

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...