Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Foi revelado o motivo das formigas serem tão fortes

Formigas são um dos seres vivos mais bem-sucedidos da Terra. (Getty Images)

Um grupo internacional de cientistas fez radiografias das regiões torácicas do corpo das formigas, analisando seus músculos e esqueleto interno. O que os cientistas descobriram foi que elas são fortes devido à perda da capacidade de voar.

As formigas são consideradas um dos seres vivos mais bem-sucedidos do planeta. Elas são comuns em todas as zonas climáticas – de trópicos úmidos a desertos. Via de regra, normalmente apenas se estuda a sociabilidade desses insetos – a capacidade de trabalhar em equipe, considerada um dos principais fatores de seu sucesso. Também houve estudos que se dedicaram à estrutura externa das formigas, mas não à estrutura interna de seu corpo.

Os pesquisadores, do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa, no Japão, e da Universidade Sorbonne, na França, prestaram atenção a formigas individuais, estudando como a estrutura de seus músculos e região torácica afeta a capacidade de carregar pesos. Os relatos da descoberta foram publicados na revista Frontiers in Zoology.

As formigas operárias são conhecidas por serem descendentes de insetos voadores, e os os músculos das asas desses insetos ocupam uma parte bastante grande da região torácica – em alguns casos, mais da metade de sua área. Portanto, menos espaço é alocado para outros músculos.

Formigas fortes

Se você excluir a capacidade de voar, o potencial para outros músculos é liberado. Esse fato levou os cientistas a pensarem que as formigas operárias desenvolveram sua força em troca da perda da capacidade de voar. Os pesquisadores estudaram os menores detalhes da estrutura do tagma torácico desses insetos, como operárias e rainhas de duas espécies de formigas.

“Sempre assumimos que a perda de vôo ajudou a otimizar seus corpos para trabalhar em terra, mas temos muito a aprender sobre como isso é alcançado”, disse o professor Evan Economo, participante da pesquisa.

As formigas passaram por tomografia computadorizada de altíssima resolução, com base na qual os cientistas criaram modelos 3D do tórax do inseto. A conclusão confirmou a hipótese: as formigas tornaram-se fortes porque perderam a capacidade de voar. No final das contas, seus músculos aumentaram de volume, a geometria dos músculos do pescoço mudou, assim como a fixação dos músculos.

“Estamos interessados no que faz de uma formiga uma formiga e em compreender as principais inovações por trás de seu sucesso”, explicou Evan. “Sabemos que um fator é a estrutura social, mas esta força individual é outro fator essencial”.

O artigo científico foi publicado no periódico Frontiers in Zoology.

Uma versão desta matéria foi publicada em 2020.