Um quiosque, uma construção que tinha como objetivo servir comida rápido, foi encontrada durante escavações na antiga cidade romana de Pompeia, que foi mergulhada nas cinzas do vulcão Vesúvio há dois milênios.
Pesquisadores relataram a descoberta em um comunicado à imprensa, no site oficial das pesquisas arqueológicas que ocorrem na cidade.
Diferente dos quiosques atuais, estamos falando sobre um termopólio – uma espécie de fast food antigo, se comparado aos tempos modernos. Era um local utilizado para a compra de alimentos já preparados e prontos para o consumo.
Segundo o diretor do parque, Massimo Osanna, já haviam sido feitas descobertas semelhantes a essa, mas é a primeira vez que um território desse tipo é totalmente escavado, trazendo à luz mais informações do dia a dia da sociedade romana e, em específico, da cidade de Pompeia.
O quiosque preservou afrescos com imagens de alimentos que adornavam as bancadas, além de contêineres, um dos quais continha um fragmento de osso de pato. Os arqueólogos também encontraram vestígios de carne de porco, carne de cabra, peixes e caracóis. Esses achados indicam que uma grande quantidade de produtos de origem animal era utilizada no preparo dos pratos.
“Além de ser mais uma visão do cotidiano de Pompéia, as possibilidades de estudar esse termopólio são excepcionais, pois pela primeira vez esse tipo de território foi totalmente escavado e é possível fazer todas as pesquisas possíveis graças à tecnologia moderna”, enfatizou Osanna.
Outra descoberta foi a de ossadas humanas. Apesar dos ossos dispersos devido a ladrões que haviam explorado os locais em busca de objetos preciosos nos séculos passados, foi possível identificar alguns ossos.
Segundo o comunicado, alguns ossos “pertencem a um indivíduo de pelo menos cinquenta anos de idade, que no momento em que a corrente piroclástica chegou, provavelmente estava em algum tipo de cama, conforme evidenciado pelo espaço reservado para guardar a cama, e uma série de pregos e resíduos de madeira encontrados sob o corpo.”
“Outros ossos, ainda a serem investigados, pertencem a outro indivíduo e foram encontrados dentro de um grande dólio, possivelmente onde foram colocados pelos primeiros escavadores.”
Cavalos petrificados de 2 mil anos já foram descobertos em Pompéia. Clique aqui para saber mais sobre essa história.