Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Quando o monte Vesúvio assolou a cidade de Pompéia

monte Vesúvio
(National Geographic Society)

Considerado o único vulcão ativo em toda a Europa Continental, o monte Vesúvio foi o responsável por causar uma das maiores erupções vulcânicas já vistas naquele continente. Sua fama se deu após causar a destruição das cidades de Pompéia e Herculano, em 79 d.c. Mesmo que a sua ativação tenha sido no ano de 1944, esse monte ainda é uma grande preocupação para toda a Itália, em especial a cidade de Nápoles.

A erupção que quase devastou as cidades italianas

Nos últimos 17 mil anos, o monte passou ao todo, por 8 erupções. No entanto, nenhuma foi tão grande e devastadora quanto a que ocorreu em 79 d.c. Ao todo foram mais de 16 mil mortos devido as erupções causadas. Foi um evento tão catastrófico, que as cinzas, pedras e lamas provenientes dessa força natural soterram as cidades de Pompéia e Herculano.

LEIA TAMBÉM: Neurônios foram encontrados em cérebro vitrificado pelo vulcão Vesúvio

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Por causa da alta toxidade dos compostos presentes no ar devido a liberação das cinzas, muitos corpos acabaram tendo seus moldes corporais preservados. Um outro fator que influenciou bastante nessa preservação foram as cinzas quentes liberadas, que acabaram por grudarem nos corpos, facilitando a sua preservação de seu formato.

monte vesúvio corpos
Moldes das pessoas que morreram na cidade de Pompéia durante a erupção do Monte Vesúvio em 79 D.C. Jardim dos Fugitivos . (Lancevortex)

Após 1631, o monte Vesúvio entrou em um período constante de erupções, expelindo lava em uma grande quantidade, assim como as cinzas. Entretanto, tudo ficou ainda pior dentre os anos de 1700 até o início de 1900, quando ocorreu a criação de mais fissuras, ocasionando em uma grande quantidade no fluxo de lava.

As cidades que contornavam o vulcão durante o período de sua atividade acabaram sendo danificadas ou destruídas. Somente no ano de 1906 houve mais de 100 vítimas e a última erupção que ocorreu, foi datada de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. As cinzas espalhadas pelo ar acabaram interferindo na visão dos soldados que estavam na Itália.

Geologia do monte Vesúvio

O crescimento do Vesúvio teve início na caldeira do monte Somma, quando ocorreu a sua última erupção, a cerca de 17 mil anos atrás. Assim, a partir dessa erupção que o Vesúvio começou a ser formado, com as rochas de andesito provenientes do Somma.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

LEIA TAMBÉM: Lua tem níveis de radiação 200 vezes mais altos que a Terra

O andesito é uma rocha de coloração escurecida, composta por sílica e comumente encontrada nas montanhas. Esse tipo de rocha é o que torna o vulcão tão perigoso e imprevisível, principalmente quando este começa a expelir sua lava. Uma outra característica desse vulcão são as erupções estrombolianas, momento em que ocorre uma grande explosão de lava.

Uma vista de Nápoles no auge da erupção do Monte Vesúvio em 1944. (Melvin C. Shaffer)

No momento, o Vesúvio está quieto, sem nenhuma atividade registrada. No entanto, o monte está localizado sobre placas tectônicas, que acabam gerando pequenas atividades sísmicas, ou seja, terremotos de pequenas magnitudes na escala Richter. Ocorre também a liberação de gases por meio das fissuras criadas em seu cume.

Apesar de não está ameaçando mais a população e as cidades ao seu redor, o monte Vesúvio poderá voltar a ativa daqui à alguns anos. Os especialistas estão no aguardo que eventos mais explosivos, igualmente ao que aconteceu no passado, venham a ser retomados muito brevemente.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Com informações de Geology e National Geographic

Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.