Os braços de um T. rex surpreendem por serem tão pequenos quando comparados ao tamanho impressionante do dinossauro, que é considerado um dos predadores mais ferozes a já caminharem pela superfície do planeta.
Contudo, o Tyrannosaurus rex não é o único dinossauro a expressar esse fenótipo de braços pequenos. Isso coloca em questão se há vantagens, para predadores desse tipo, em ter membros desse tamanho.
O mistério em torno dos braços minúsculos do T. rex foi considerado pelo paleontólogo Kevin Padian, da Universidade da Califórnia, Berkeley, onde ele é professor de Biologia Integrativa. Lá, seus alunos constantemente perguntam-lhe porque os braços desse dinossauro eram tão pequeninos.
Por muito tempo, a resposta “ninguém sabe” foi preponderante. Contudo, o cientista finalmente resolveu propor uma teoria própria, a qual publicou na revista Acta Palaeontologia Polonica.
Por que os braços do T. rex eram tão pequenos?
Há a teoria de que o T. rex caçava em grupo, como os lobos fazem. Assim, diversos dinossauros poderiam se reunir em torno de uma carcaça, mesmo que não a tivessem derrubado juntos. Nesse caso, Padian cogita que os braços pequenos poderiam ser úteis.
“E se vários tiranossauros adultos convergissem sobre uma carcaça? Você teria um monte de crânios enormes, com mandíbulas e dentes extremamente poderosos, rasgando e mastigando carne e ossos bem ao seu lado. E se o seu amigo achasse que você está perto demais”, Padian apontou.
“Ele poderiam alertá-lo disso arrancando seu braço”.
Répteis como jacarés e crocodilos já foram observados amputando acidentalmente os membros de seus colegas reptilianos durante frenesis alimentares. Então, esse tipo de canibalismo acidental não é ausente de precedentes. Se uma ameaça similar existia para o T. rex, ter braços pequenos poderia ser algo vantajoso, não incômodo.
“Poderia ser benéfico reduzir os membros superiores, já que você não estava utilizando-os de qualquer maneira”, disse Padian.
De maneira geral, a evolução move-se na direção de adaptações que tornam os animais mais ajustados ao ambiente em que se encontram. Como os antecessores do T. rex tinham braços mais longos, faz sentido considerar que a redução dos membros superiores trouxe algum benefício para esses animais.
“Nenhuma das hipóteses [existentes] explicam porque os braços [do T. rex] diminuiriam – o melhor que elas podem fazer é explicar porque eles mantiveram o tamanho pequeno”, conclui Padian. “E em todo caso, todas as funções propostas teriam sido muito mais efetivas se os braços não tivessem sido reduzidos”.
Quão pequenos eram os braços desses dinossauros?
Os braços do T. rex eram tão pequenos que, quando Barnum Brown encontrou os primeiros fósseis em 1900, ele teve dificuldade em acreditar que os ossos dos braços poderiam pertencer ao mesmo dinossauro.
Em perspectiva, um T. rex de 14 metros de altura, com uma cabeça de 1.5 metro teria braços menores que um metro. Isso é o equivalente a uma pessoa de 1.8m ter braços com apenas 13cm. É uma proporção bem curiosa.
Quanto ao propósito ou pressão evolucionária que trouxe a redução dos braços do T. rex, Padian admite que vai ser difícil chegar a uma resposta conclusiva. E essas hipóteses são difíceis de se confirmar quando se está analisando animais que foram extintos há cerca de 66 milhões de anos atrás.