Ao observar um pássaro batendo as asas freneticamente na areia e levantando poeira, um observador desinformado poderia achar estranho e se perguntar por que a ave está fazendo isso. Entretanto, ela faz isso por bons motivos.
Banhos de areia fazem parte essencial da manutenção da plumagem de uma ave, ajudando a manter as penas em ótimas condições. A poeira nas penas absorve o excesso de óleo para auxiliar e evitar que as penas fiquem oleosas ou emaranhadas. Depois do banho, as penas ficam limpas e flexíveis, tornando o voo mais aerodinâmico e eficiente.
Pele seca, assim como outros detritos, também podem ser removidos com o excesso de poeira. Além disso, o pó regular pode ajudar a sufocar ou minimizar ácaros, piolhos e outros parasitas.
Os banhos de areia são mais comuns em ambientes áridos e com estações mais quentes, momento em que a água para o banho é escassa.
Ao tomar o banho, a ave começa raspando os pés na areia, tornando-a quebradiça e fina. Depois, ele abaixa o peito e rola, balançando e se aprofundando na depressão rasa. Logo após, a ave espalha a poeira por todo o corpo. Ao fazer esse frenético movimento, suas penas ficam afofadas para que a poeira alcance a pena com facilidade.
Aves costumam esfregar também sua cabeça no chão para cobrir suas penas mais curtas das bochechas. Depois de alguns momentos de banho seco, ele faz uma pausa para recuperar a energia e olhar ao redor. Contudo, o movimento do banho pode ser repetido quantas vezes forem necessárias. Desse modo, elas podem voar para o galho mais próximo e sacudir seu excesso de poeira — mas como nem todas as aves podem voar, as avestruzes, por exemplo, vão apenas para um local mais fresco e arejado.
Ajude a tirar o pó dos pássaros
Ao adicionar uma área de banho de poeira a uma paisagem favorável aos pássaros, você pode os incentivar a fazer esse comportamento divertido. Uma área com seção de canteiro de flores exposta ao sol, com uma pilha de areia, entrada de cascalho ou caixa de madeira também irá ajudar.
Mantenha a poeira contida usando anexos de pedras ou uma borda decorativa. Contudo, se certifique de que a área do banho seja grande o bastante para acomodar diversos pássaros ao mesmo tempo. E é necessário que o lugar tenha áreas de escape, caso algum predador apareça.