Por que a ‘Lua Azul’ não é realmente azul? Entenda o grande equívoco

Elisson Amboni
Imagem: Reprodução da Web

Você já se perguntou sobre o significado do termo “lua azul”? Essa expressão tem uma história longa e fascinante, com várias definições que evoluíram ao longo do tempo. Embora o termo seja comumente usado na cultura popular anglo-saxã, seu significado astronômico mundial pode não ser amplamente compreendido.

O termo “lua azul” remonta pelo menos ao século XVI. No entanto, com o tempo, seu significado se transformou para descrever coisas raras ou altamente improváveis.

Entendendo as fases da Lua

No século XIX, a expressão “lua azul” adquiriu outro significado relacionado às fases da lua. Normalmente, cada estação experimenta três luas cheias, assumindo uma lua cheia por mês. No entanto, ocasionalmente, um único mês pode ter duas luas cheias.

Quando uma estação tem um total de quatro luas cheias, os observadores do céu passaram a se referir à terceira lua cheia como “lua azul”.

O equívoco de James Hugh Pruett

Em 1946, James Hugh Pruett, um astrônomo americano, escreveu um artigo sobre luas azuis para a revista Sky & Telescope. Ele interpretou erroneamente um trecho da edição de 1937 do Maine Farmer’s Almanac e concluiu erroneamente que uma lua azul é a segunda lua cheia em um mês do calendário. Essa interpretação equivocada ganhou aceitação e passou a ser amplamente aceita, aparecendo até mesmo no dicionário Merriam-Webster.

image 19
Artigo de 1946 com o equívoco do astrônomo James Hugh Pruett. Imagem: NASA

Como resultado do equívoco de Pruett, surgiram duas definições concorrentes sobre o que constitui uma “lua azul”. A terceira lua cheia em uma estação com quatro delas agora é chamada de “lua azul sazonal”, enquanto a segunda lua cheia em um mês do calendário é conhecida como “lua azul mensal” ou lua azul calendária. Luas azuis mensais ocorrem uma vez a cada dois ou três anos, tornando-as relativamente raras.

A coloração da Lua

Ao contrário do que se acredita popularmente, nenhuma das definições de uma lua azul tem a ver com a cor real da lua. Normalmente, o satélite natural da Terra parece cinza devido à sua geologia superficial. Durante eclipses lunares, a refração da luz solar pode dar à lua uma aparência avermelhada enferrujada.

No entanto, houve casos em que fumaça e cinzas de grandes incêndios florestais ou erupções vulcânicas fizeram a lua parecer azul. Esses eventos são raros e indicam eventos destrutivos significativos ocorrendo na Terra.

Apesar de tudo, ainda é um fenômeno raro

Luas azuis são fenômenos celestiais infrequentes, ocorrendo a cada poucos anos. A próxima lua azul está prevista para ocorrer amanhã, seguida por luas azuis em 2026 e 2028.

Compartilhar