Planeta errante: o que é?

SoCientífica
Interpretação artística de um planeta errante. (Christine Pulliam)

Nossa Via Láctea contém bilhões de massas planetárias de objetos livres. Cada um desses objetos são chamados de “planeta solitário”, “planeta nômade” e/ou “planeta errante” porque não estão gravitacionalmente conectados a nenhuma estrela. Esses planetas não possuem uma estrela viva ou adormecida e vagam em torno do centro da Via Láctea. Os astrônomos acreditam que foram expulsos por suas estrelas.

O primeiro planeta errante, conhecido por CFBDSIR2149-0403, foi encontrado por uma equipe franco-canadense em 2012. Um estudo publicado na revista Nature em 2011 estimou que o número de objetos de massa planetária livre na Via Láctea é de 400 bilhões. Portanto, o número de planetas solitários é o dobro de estrelas.

Com os métodos convencionais de observação não é possível detectar planetas errantes. Entretanto, os cientistas adotaram outra técnica: quando o planeta errante passa entre a estrela e a Terra, ele atua como uma “microlente gravitacional”, o que aumenta ligeiramente a luminosidade da estrela.

A vida em um planeta errante

Olivier La Marle, diretor do projeto de astrofísica Cnes, acredita que é difícil imaginar a vida nesses planetas sem o calor das estrelas próximas. No entanto, o estudo publicado na Nature estima que, enquanto os planetas órfãos tiverem uma atmosfera isolante, eles podem atingir 27 ° C. A temperatura propícia para a vida e para nenhum oceano evaporar para o espaço.