Recentemente, o pesquisador Hamish Symington observou que abelhas congelam em pleno voo ao se apagar as luzes do cômodo onde os bichos estão. De acordo com o PhD de Cambridge, as abelhas parecem ficar paralisadas assim que as luzes apagam.
No Tweet acima, o pesquisador expressa sua surpresa com o evento:
“Aqui está outro vídeo das abelhas caindo do céu quando as luzes apagam. Eu estou surpreso que seja uma escolha ligado/desligado para elas – sem tentativas graciosas de planar para pousar nem nada do tipo, elas literalmente param de voar e despencam. Certamente é mais perigoso que continuar voando?”
https://twitter.com/HamishSymington/status/1466704319483416577?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1466704319483416577%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.iflscience.com%2Fplants-and-animals%2Fwhy-do-bees-plummet-out-of-the-air-as-soon-as-lights-are-turned-off%2F
Symington trabalha com pesquisas na área de polinização, e seu trabalho é na área de Biotecnologia e Ciências Biológicas da Universidade de Cambridge. Apesar do mecanismo curioso, contudo, ainda não há nenhuma evidência que comprove o motivo pelo qual as abelhas congelam com as luzes apagadas.
Há alguns palpites, no entanto.
Possíveis explicações para o comportamento das abelhas
O pesquisador suspeita que a queda instantânea das abelhas tenha a ver com a predação. Assim, ao ser encoberta pela sombra de um grande predador, como um pássaro, as abelhas congelam e despencam. Esse tipo de movimento imprevisível pode despistar um caçador faminto.
Existem outras especulações circulando na internet, ademais.
Esse mecanismo pode ter relação com a volta das abelhas para a colmeia, por exemplo. Uma vez que o sol se ponha, as abelhas param imediatamente de se mover, o que evitaria – de uma forma bem drástica – que elas se perdessem. A maioria das espécies de abelha, aliás, é majoritariamente diurna.
Por fim, o desligamento do voo pode ajudar a manter um enxame junto no caso de mudanças bruscas do clima, e por consequência da luminosidade. Isso pode manter as abelhas agrupadas até que o tempo melhore.
Tudo isso, todavia, é especulação. Para saber os reais motivos por trás disso, é preciso aguardar novas pesquisas.