Onça-pintada mata sucuri e dá “aula de caça” a filhote

Dominic Albuquerque

Uma onça-pintada no Pantanal surpreendeu até quem tem o costume de passear pela região no último sábado: o felino lutou contra uma cobra sucuri dentro d’água, venceu a batalha e ainda arrastou o réptil de 4 metros para as margens, levando-o para o seu filhote logo em seguida, dando uma verdadeira aula de como se caçar no mundo selvagem.

Quem presenciou o vídeo foi Cleyson Athaide, um pecuarista que estava pescando num barco com seu pai no local, que fica na região do pantanal brasileiro. Ele gravou o vídeo do combate entre as duas criaturas, assim como o momento em que a onça leva a sucuri para as margens do rio.

Eles estavam próximos da onça e seu filhote, a apenas dez metros de distância. O pecuarista afirmou que a onça tentava descer com o filhote até o rio, mas ele não quis acompanhá-la. Então, depois disso, a onça pulou sozinha no rio, lutando com a onça e “ensinando” ao filhote como se deveria caçar.

whatsapp image 2022 05 31 at 09.43.55
Imagem: Reprodução

Logo após, a onça soltou a sucuri próxima ao filhote. Segundo Cleyson, depois que o filhote tentou se aproximar da criatura, a mãe não permitiu, ensinando-o assim que ele deveria aprender a caçar.

O pecuarista contou que se sentiu privilegiado pela cena, que é algo que muitos gringos adorariam ver, e que eles acabaram assistindo sem sequer esperar, durante uma pesca. A onça-pintada é um animal emblemático da região.

O biólogo Henrique Abrahão Charles explicou que é comum, para as onças e felinos em geral, levar criaturas que abateram até seus filhotes, assim como os ensinarem a caçar. Além disso, são exímias nadadoras, podendo caçar inclusive dentro d’água, até mesmo sucuris, predadores também famosos na área.

A onça-pintada encontra-se no ponto máximo da cadeia alimentar, mas está sob risco de extinção. Na região do Pantanal, estima-se que haja em torno de 5.000 onças-pintadas, a maior concentração de todo o mundo. Há diversos projetos em busca de evitar que elas entrem na mira de caçadores, assim como monitoramentos, câmeras nas árvores, etc.

Presente na mitologia de diversos povos indígenas, tanto do Brasil como de outros países da América Latina, a onça é o maior felino dessa região.

Compartilhar