Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Oito braços, nove cérebros e três corações: esse é o polvo gigante do Pacífico

Polvo gigante do Pacífico Norte em aquário (Foto de Psareva)

Com a capacidade de aprender a resolver problemas assim como os humanos, os polvos são uma das espécies mais inteligentes do oceano.

Esses animais curiosos têm o cérebro mais complexo dos invertebrados. Assim como os vertebrados, eles também têm memórias de longo e curto prazo.

Os polvos aprendem a resolver problemas por tentativa, erro e experiência. Uma vez que um problema é resolvido, os polvos são capazes de lembrar e ainda resolver outros problemas semelhantes.

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: Descoberto tubarão incomum que come plantas

O sentido de toque do polvo é agudo em suas ventosas. Um polvo vendado poderia diferenciar entre objetos de várias formas e tamanhos sem nenhum problema.

Aqui estâo algumas das centenas de ventosas do polvo gigante do Pacífico. Sensores bardos fornecem informações ao animal, permitem que ele pegue a presa e leve-a até o bico. (© Michael Bentley, Flickr, cc por 2.0)

Polvos têm olhos altamente complexos que se comparam à acuidade visual humana. O foco é feito movendo a lente para dentro e para fora ao invés de mudar sua forma como o olho humano faz.

Um excêntrico gigante do Pacífico

Os cefalópodes em geral, e os polvos em particular, são conhecidos pela sua inteligência extremamente avançada, provavelmente o mais avançado dos invertebrados. Mas há uma espécie de polvo em particular, que chama a atenção pelos seus nove cérebros e três corações que impulsionam o seu sangue azul através deste grande corpo mole. Esse é o polvo gigante do Pacífico (Enteroctopus doflein).

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: Esta estranha e transparente lula parece mais um pássaro alienígena: confira o vídeo

Sangue azul

No lugar da hemoglobina – como nós humanos – os polvos possuem a hemocianina, ou seja, em vez de ferro a proteína do sangue desses animais contém cobre, que dá ao sangue uma cor azul. A hemocianina é mais eficiente do que a hemoglobina em transportar o oxigênio pelo corpo do animal.

Continua depois da publicidade

FONTES / Future-Sciences / MarineBio

Da Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Comentários

Populares hoje

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...

Notícia

No dia 18 de fevereiro de 2021, a sonda Perseverance da NASA pousou na cratera de Jezero, na superfície de Marte. No entanto, o...