O que é este estranho barco voador visto na Inglaterra?

SoCientífica
David Morris

Um fenômeno estranho ocorreu na costa da Inglaterra no início de Março: à distância, um barco voador parecia estar sobre o Oceano Atlântico.

A imagem foi captada por David Morris, da cidade portuária de Falmouth, e são curiosas. O próprio fotógrafo admitiu ter ficado pasmo com a observação do fenômeno.

Um barco voador?

A explicação para o barco voador se origina de uma ilusão de ótica conhecida por Fata Morgana. Segundo David Braine, meteorólogo da BBC, geralmente vemos esse tipo de miragem nas regiões polares. Em particular, no Ártico. No entanto, às vezes as condições tornam-se favoráveis ​​para que ocorram em latitudes muito mais baixas – incluindo a Inglaterra. Este tipo de miragem ocorre principalmente na estação fria.

Mas quais são exatamente as condições certas? O aparecimento da miragem se deve, de fato, à diferença de temperatura entre o ar localizado ao nível do mar. Normalmente, a temperatura diminui à medida que a altitude aumenta. Mas se o perfil vertical descreve uma inversão, ou seja, se o ar quente se projeta sobre uma camada de ar superficial mais fria, a propagação normal dos raios de luz é modificada. Foi o que aconteceu nesta caso.

image
Representação esquemática de uma miragem superior. A trajetória real da luz é indicada em (1) e aquela assumida pelo nosso cérebro em (2). Além disso, o ar frio (azul) e o ar mais quente (cinza) também são exibidos. (Wikimedia Commons)

Enganando nosso sistema de percepção

Isso ocorre porque, como o ar frio tem um índice de refração mais alto, uma situação de inversão impede que a luz escape em linha reta e faz com que os raios se curvem para baixo – veja o diagrama acima. Resultado: ao invés de ser percebido em uma altitude mais elevada, a imagem do barco navegando torna-se visível para o transeunte localizado ao nível da costa. Este último então pensa que vê um barco voador porque nosso cérebro trabalha com o princípio de que os raios de luz dificilmente são curvados. Para o registro, os marinheiros usam este efeito óptico para localizar navios viajando além do horizonte.

Muitas vezes as miragens nos deixam perplexos e há boas razões para isso. Assim como as ilusões de ótica, esses fenômenos constituem uma ilustração muito boa dos preconceitos associados ao nosso sistema de percepção.

Compartilhar