Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

MIT diz que um novo gadget pode usar Wi-Fi para carregar seu celular

Não importa aonde iremos, não precisaremos mais de carregadores.

Neste exato momento, sinais eletromagnéticos provavelmente estão sendo emitidos do seu telefone, laptop e outros dispositivos conectados à Internet.

Para pesquisadores que buscam formas de alimentar dispositivos portáteis e dispositivos médicos pequenos e flexíveis, esses sinais de Wi-Fi são uma alternativa promissora às baterias – graças a um novo dispositivo que pode captar o Wi-Fi e convertê-lo em eletricidade utilizável.

A tecnologia para construir esses dispositivos, chamada de rectena, existe há algum tempo. Mas esta é a primeira vez que uma rectena flexível pode gerar uma quantidade prática de eletricidade, segundo uma pesquisa publicada na revista Nature .

Continua depois da publicidade

Mais importante ainda, as novas retenções são as primeiras que são econômicas para fabricar em larga escala e as primeiras que podem captar sinais Wi-Fi em frequências altas o bastante para ligar dispositivos, como LEDs ou circuitos de um pequeno dispositivo, dizem pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) que os inventaram.

Os pesquisadores por trás do projeto acham que sua rectena tem o poder de transformar a sociedade.

“Criamos uma nova maneira de alimentar os sistemas eletrônicos do futuro – aproveitando a energia Wi-Fi de maneira que seja facilmente integrada em grandes áreas – para trazer inteligência a todos os objetos ao nosso redor”, disse Tomás Palacios, engenheiro do MIT e cientista da computação que trabalhou na projeto, em um comunicado de imprensa publicado pela universidade. [Futurism]

Continua depois da publicidade
Da Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Comentários

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Surto de vômito entre cães foi identificado por pesquisadores como um novo tipo de coronavírus canino não transmissível a humanos.

Espaço

Após um documentarista divulgar imagens intrigantes acerca de um possível OVNI, o Pentágono confirmou sua autenticidade. Nas filmagens, o objeto voador estava sobrevoando um...

Saúde & Bem-Estar

O alumínio é um metal pesado que não é essencial para o corpo humano. Contudo, esse composto é altamente reativo biologicamente e diversos estudos...

Plantas & Animais

No dia 01 de Abril de 2009 cientistas anunciaram o nascimento do primeiro — e único — animal extinto já ressuscitado. Em um artigo...